Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Mais antiga associação portuguesa no Canadá apoia vítimas de cancro

A Associação Portuguesa do Canadá tem um departamento que disponibiliza apoio psicológico e financeiro a pessoas vítimas de cancro, disse hoje à agência Lusa uma fonte da coletividade.

Mais antiga associação portuguesa no Canadá apoia vítimas de cancro
Notícias ao Minuto

08:24 - 13/04/14 por Lusa

País Saúde

Virgílio Santos, de 59 anos, encarregado de obras e presidente da associação portuguesa mais antiga no país, disse que esse apoio é prestado por um grupo de mulheres e é dirigido só a portugueses e lusodescendentes que o solicitem junto daquela associação.

"Infelizmente temos dois elementos da direção que tiveram a doença, e surgiu a ideia, finalmente estamos bem posicionados para começar a ajudar as pessoas, o projeto tem cerca de um ano e vai de 'vento em popa'", disse Virgílio Santos, que está no Canadá há 34 anos.

O departamento de apoio a vítimas do cancro, lamentou o responsável, não conta com apoios governamentais, tanto de Otava como de Quebec City.

"Ambos os governos não dão nada, pagamos os impostos como qualquer restaurante, pedimos patrocínios e ainda estamos à espera que não apoiem. Todas as gorjetas que nos dão no final das festas, depositamo-la na conta do cancro", disse.

A Associação Portuguesa do Canadá foi fundada a 07 de janeiro de 1956, conta com cerca de 150 sócios, tem também nas suas instalações diversas atividades como marchas populares, teatro, flamengo, karaté e realiza diversos eventos ao longo do ano.

Nas declarações à Lusa, o presidente da direção defendeu ainda que é preciso "atrair mais jovens" para as associações das comunidades porque senão um dia as coletividades "morrem".

No seu elenco diretivo, a associação tem um grupo de jovens, "mas são necessários muitos mais", defendeu.

"Infelizmente temos de compreender que a nova geração não é a mesma, é diferente da nossa. Algo tem que ser feito para atrair os mais novos pois não somos eternos, garantidamente um dia haverá uma crise associativa, mas não somos só nós, todos os clubes passam pela mesma situação e não conseguem arranjar substitutos", acrescentou o responsável.

Calcula-se que existem cerca de 550 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá, estando cerca de 50 mil na província francófona do Quebeque.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório