Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 13º MÁX 24º

Conferência é primeiro momento de "operação de branqueamento"

O cabeça de lista do PS às eleições europeias, Francisco Assis, considerou que a conferência organizada hoje pela Comissão Europeia em Lisboa é "um primeiro momento cénico de uma grande operação de branqueamento de uma política falhada".

Conferência é primeiro momento de "operação de branqueamento"
Notícias ao Minuto

20:14 - 11/04/14 por Lusa

Política Francisco Assis

A conferência 'Portugal: Rumo ao crescimento e emprego. Fundos e Programas Europeus: solidariedade ao serviço da economia portuguesa' decorreu hoje Lisboa, tendo contado com a presença do presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, do Presidente da República, Cavaco Silva, e do primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho.

"Creio que o que esta tarde se tem vindo a fazer em Lisboa é um primeiro passo, um primeiro momento cénico de uma grande operação de branqueamento de uma política falhada", criticou Francisco Assis, em declarações aos jornalistas, no Porto.

Com uma posição muito "crítica" quanto a esta conferência, o cabeça de lista socialista afirmou que esta política económica que "produziu resultados muito negativos" tem sido promovida "quer a partir dos centros de decisão europeus, quer a partir dos centros de decisão nacionais".

"Esta conferência, nos termos em que é apresentada, desvalorizando a participação pluralista de outras visões da Europa e do país, é algo que nos tem que merecer uma profunda e clara crítica", disse.

Anuindo que esta situação se torna mais grave por este ser um período pré-eleitoral, Assis recordou que o PS já tinha alertado que Portugal vai assistir, nos próximos meses, "a uma luta entre a propaganda e a realidade".

"A realidade é aquela que nós percebemos todos os dias: um país mais pobre, com uma economia mais débil, com maiores dificuldades. Mas a propaganda vai tentar inventar um país diferente, com um discurso muito simplista e um discurso perigosamente populista, até", comparou.

No entanto, o cabeça de lista do PS disse estar "convencido que os portugueses não se vão deixar iludir por estas manobras".

Interrogado sobre a possibilidade de esta conferência também estar na origem da preparação de uma candidatura presidencial de Durão Barroso, Francisco Assis disse não se querer pronunciar sobre este tema.

"Se é isso, é a pior maneira de lançar uma candidatura presidencial porque a ser assim ficaria sempre inevitavelmente aplicada a um mau período e a uma má política com resultados desastrosos para o nosso país", disse apenas.

A realização desta conferência já tinha merecido fortes críticas da oposição, pela voz do dirigente socialista Carlos Zorrinho, que na quinta-feira considerou que a conferência promovida pela Comissão Europeia pretende projetar "uma verdade conveniente" sobre Portugal, excluindo vozes dissonantes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório