Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Parlamento dos Açores aprovou "tributo" a Medeiros Ferreira

O parlamento dos Açores aprovou hoje, por unanimidade, um "tributo à memória" do político e académico José Medeiros Ferreira, que morreu a 18 de março, destacando o seu papel na História recente de Portugal.

Parlamento dos Açores aprovou "tributo" a Medeiros Ferreira
Notícias ao Minuto

12:45 - 10/04/14 por Lusa

País Político

Num voto lido no plenário pela presidente do parlamento regional, Ana Luís, os deputados açorianos lembraram o percurso de José Medeiros Ferreira, que viveu desde os dois meses de idade na ilha de São Miguel, de onde eram os seus pais, tendo crescido e estudado na cidade de Ponta Delgada, até ingressar no ensino superior.

"Livre pensador, estratega persuasivo e estudioso incessante das relações internacionais, José Medeiros Ferreira fica na história não apenas pela obra publicada, pela riqueza da sua vida cívica nem pelas funções honrosas que desempenhou ao serviço do seu país, mas também pela sagacidade elegante e pelo humor arguto dos seus dons oratórios, de recorte lúcido, inteligente e corajoso", lê-se no texto aprovado pela Assembleia Legislativa dos Açores.

Para os deputados da região autónoma, a Grã-Cruz da Ordem do Infante, a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade e a Insígnia Autonómica de Reconhecimento que Medeiros Ferreira recebeu em vida "por uma ação política e cívica que honraram o seu autor", ficam, porém, "aquém da dimensão do seu pensamento profundo e do património que constitui a sua obra".

José Medeiros Ferreira, nascido no Funchal, morreu aos 72 anos, em Lisboa.

Como estudante universitário, em Lisboa, envolveu-se nas lutas académicas de oposição ao Estado Novo, no início da década de 1960, acabando por ser detido.

Mais tarde, exilou-se na Suíça, onde se licenciou e foi professor na Faculdade de Ciências Económicas e Sociais de Genebra.

Em 1974 regressou a Portugal, na sequência do 25 de Abril, e exerceu "funções relevantes na época fundadora da democracia portuguesa", como destaca o voto aprovado pela Assembleia Legislativa dos Açores. Integrou o primeiro governo constitucional, liderado por Mário Soares, como responsável pela pasta dos Negócios Estrangeiros, sendo o homem que liderou o dossiê do pedido de adesão de Portugal à comunidade europeia.

Do seu percurso político fazem ainda parte passagens pela Assembleia da República e pelo Parlamento Europeu, como deputado do PS.

"Teve influente participação na Lei de Finanças das Regiões Autónomas em 1998, e em duas revisões constitucionais (1997 e 2004), em matéria relativa aos Açores e à Madeira", destaca o texto que saiu hoje do plenário açoriano.

A par da atividade política, destacou-se também na carreira académica: doutorou-se pela Universidade Nova de Lisboa em 1991 e especializou-se em História Contemporânea.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório