Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Divulgação de terroristas portugueses apanha a todos de surpresa

A revelação feita ao Expresso pelo Sistema de Informações da República Portuguesa (SIRP) deixou incrédula a Unidade de Coordenação Antiterrorismo. “A regra, inquebrável até agora, tem sido sempre não falar sobre terrorismo”, disse uma fonte daquela unidade ao Diário de Notícias. Também o ex-espião, Silva Carvalho, comentou a situação inédita afirmando que se trata de um “aparente menosprezo pela condução operacional as investigações”.

Divulgação de terroristas portugueses apanha a todos de surpresa
Notícias ao Minuto

09:06 - 08/04/14 por Notícias Ao Minuto

País Polémica

No sábado, o semanário Expresso noticiou que mais de uma dezena de portugueses está envolvida em operações da Al-Qaeda na Síria, o que tem deixado os Serviços de Informação Estratégica da Defesa (SIED) em alerta.

Hoje, o Diário de Notícias escreve que a revelação feita pelo SIRP ao Expresso deixou a Unidade de Coordenação Antiterrorismo (composta por elementos das ‘secretas’, Polícia Judiciária, Polícia Marítima, GNR, SEF e PSP) incrédula.

Fonte da Unidade de Coordenação Antiterrorismo (UCAT) disse ao Diário de Notícias ter ficado surpreendida com a revelação.

“A regra, inquebrável até agora, tem sido sempre não se falar sobre terrorismo para não criar alarme público”, começou por explicar a mesma fonte, acrescentando ainda que “na UCAT, aliás, os representantes do SIS (Serviço de Informações de Segurança) e do SIED raramente partilham dados desta natureza com as forças representadas”.

Quem também ficou surpreendido e até indignado com a revelação de tais dados foi o ex-espião, Jorge Silva Carvalho.

Na sua página do Facebook, o ex-diretor do SIED escreveu que a revelação feita pelo SIRP demonstra um “aparente menosprezo pela condução operacional” das investigações em curso.

E mais. Jorge Silva Carvalho considera que “a declaração do SIRP não só indica aspetos do modus operandi, como refere expressamente que a atividade operacional se encontra em curso, mais concretamente em monitorização”.

O que, a seu ver, vai “prejudicar definitivamente a miríade de opções operacionais de acompanhamento futuro dos referidos indivíduos”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório