Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

PS quer estradas concluídas em 4 concelhos de Aveiro

O PS defendeu que o Governo não pode "perder a oportunidade" de cativar fundos comunitários para concluir estradas decisivas para a competitividade de zonas industriais de Castelo de Paiva, Arouca, Águeda e Sever do Vouga, distrito de Aveiro.

PS quer estradas concluídas em 4 concelhos de Aveiro
Notícias ao Minuto

15:07 - 03/04/14 por Lusa

País Competitividade

Em comunicado de hoje, a Federação Distrital do PS/Aveiro revela que o tema foi debatido pelo parlamentar socialista António Cardoso com o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, na última reunião da Comissão Parlamentar de Assuntos Europeus.

"A atribuição de Fundos Comunitários do presente Quadro 2020 tem um eixo prioritário destinado a aumentar a competitividades das empresas", observa o deputado António Cardoso, citado num comunicado. "Como tal, o Governo não pode perder esta oportunidade de cativar verbas que podem dar resposta a uma medida estruturante fundamental para o crescimento da economia desses concelhos", acrescenta.

Para António Cardoso, as obras decisivas nesse contexto são quatro: a ligação viária da zona industrial de Pedorido, em Castelo de Paiva, ao nó de Canedo da A32; o acesso da Zona Industrial de Mansores, em Arouca, ao nó de Pigeiros da mesma A32; a estrada entre a Zona Industrial de Sever do Vouga e a A25; e ainda a ligação da Zona Industrial de Águeda à A1.

O deputado insistiu, por isso, na obtenção de um compromisso por parte do secretário de Estado na defesa dos interesses dos empresários, "de forma consistente e estruturante, através da construção de pequenos troços viários cujas distâncias não ultrapassariam 10 a 12 quilómetros".

António Cardoso realçou, aliás, que em causa está "uma realidade aveirense sobejamente conhecida pelo senhor Secretário de Estado, visto este ser oriundo da região e dele se esperar uma boa aplicação dos fundos comunitários do quadro 2020, para bem de Portugal e, particularmente, do distrito".

A possibilidade de financiamento para a construção de estradas foi esta semana posta de lado pela porta-voz da Comissão Europeia para a Política Regional. Shirin Wheeler garantiu que não haverá verbas no próximo Quadro Comunitário de Apoio para obras incluídas no conceito "Last Mile", destinado ao fecho de infraestruturas viárias apoiadas pelo atual QREN.

As verbas abrangidas nesse programa serviriam para terminar troços de estrada considerados fundamentais a nível local e esse enquadramento vinha sendo defendido pelo Governo português no Acordo de Parceria para a Estratégia 2020.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório