Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 16º MÁX 25º

Raparigas tendem para a leitura, rapazes melhores na matemática

Os jovens portugueses do sexo masculino são mais dados à matemática, enquanto as raparigas têm maior facilidade na leitura, dá conta um estudo divulgado pelo jornal i.

Raparigas tendem para a leitura, rapazes melhores na matemática
Notícias ao Minuto

11:28 - 02/04/14 por Notícias Ao Minuto

País Ensino

As raparigas portuguesas têm maior propensão para a leitura, enquanto os rapazes são mais aptos para disciplinas relacionadas com a matemática. É o que revela um relatório do PISA a que o i teve acesso.

"Mesmo quando a performance das raparigas é tão boa como a dos rapazes, elas reportam menos perseverança, menos motivação para aprender matemática, menos fé nas suas capacidades matemáticas e níveis mais altos de ansiedade", refere o estudo.

Enquanto as jovens do sexo feminino têm uma vantagem de 40% na leitura em relação à média nacional, o sexo masculino revela ser 11% mais capaz na resolução de equações, apresentando uma média de mais 16 pontos do que as raparigas.

Já quanto à forma como o problema é apresentado, os rapazes mostram mais facilidade em resolvê-lo com recurso ao computador, em detrimento do papel.

Também as condições socioeconomicas podem ter influência no desempenho dos jovens, com os alunos com acesso a boas escolas a conseguirem uma melhor classificação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório