Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Comemorações do 25 de abril com homenagem aos militares

As comemorações populares dos 40 anos do 25 de Abril, em Estremoz, incluem uma homenagem aos militares do Regimento de Cavalaria 3 (RC3), que participaram na Revolução dos Cravos, e um desfile, divulgou hoje a organização.

Comemorações do 25 de abril  com homenagem aos militares
Notícias ao Minuto

12:02 - 31/03/14 por Lusa

País Estremoz

A iniciativa, que decorre no dia 25 de abril, promovida por um grupo de cidadãos de Estremoz, começa junto ao RC3 com uma homenagem ao esquadrão da unidade militar da cidade que participou nas operações militares de 25 de Abril de 1974.

Antes do hino nacional, será entoada a canção "Grândola, Vila Morena", que "funcionou como senha para o arranque definitivo e simultâneo em todo o país" dos militares que integraram o Movimento das Forças Armadas.

Os participantes na iniciativa vão, depois, desfilar desde o RC3 até ao coreto municipal, onde vai decorrer uma sessão de poesia sobre o 25 de Abril, estando também previsto um almoço de convívio.

O Regimento de Cavalaria 3, de Estremoz, é a unidade mais antiga em atividade do Exército Português.

Considerada uma das unidades militares mais influentes na revolução do 25 de Abril de 1974, o RC3 participou com um Esquadrão de Reconhecimento, comandado pelo capitão Andrade Moura, com 120 homens nas movimentações militares que derrubaram a ditadura.

A Câmara Municipal de Estremoz vai também promover um conjunto de iniciativas para comemorar os 40 anos do 25 de Abril, que se iniciam a 14 de abril com a abertura da mostra "Livros proibidos no regime fascista", na Biblioteca Municipal.

A exposição vai estar patente ao público até 15 de maio.

Para o dia 25 de abril, o município tem agendado uma arruada pela Banda da Sociedade Filarmónica Artística Estremocense (União), com apresentação de cumprimentos à Câmara Municipal e ao Regimento de Cavalaria 3.

Largada de pombos, atividades desportivas dedicadas às crianças, um passeio da liberdade em bicicleta, jogos tradicionais, sessão solene da Assembleia Municipal e o espetáculo "Recordar Abril", com o grupo Zanguizarra, completam o programa.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório