Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Espaço aéreo fechado e lanchas no Tejo para receber Merkel

A Polícia de Segurança Pública (PSP) está já a preparar a operação de segurança que vai pôr no terreno, na próxima segunda-feira, no dia da visita da chanceler alemã. O Diário de Notícias (DN) avança que, para além do reforço policial nas ruas, o espaço aéreo também vai ser fechado e lanchas da Polícia Marítima vão estar de prevenção no rio Tejo.

Espaço aéreo fechado e lanchas no Tejo para receber Merkel
Notícias ao Minuto

07:31 - 09/11/12 por Notícias Ao Minuto

País Segurança

Como medida preventiva de possíveis atentados terroristas, o DN conta hoje, citando uma fonte envolvida nesta operação, que a PSP solicitou às Forças Armadas que o espaço aéreo fosse fechado, durante a chegada e partida da chanceler alemã, Angela Merkel, e que as patrulhas da Polícia Marítima no rio Tejo fossem reforçadas.

Esta operação de segurança, diz o jornal, é a prioridade do Comando Metropolitano de Lisboa e vai envolver desde analistas de informações à unidade especial de polícia. Também os militares do grupo de intervenção e ordem pública da GNR vão estar preparados para apoiar a PSP.

Ainda assim, a PSP frisa que “não é uma operação de alto risco” mas apenas “uma operação policial cuidada”, refere o DN.

Em conferência de imprensa, a porta-voz da PSP, Carla Duarte, sublinhou ontem que as “manifestações” são a maior preocupação e risco, sem avançar mais pormenores. Mas, acrescenta o DN, todo o dispositivo da polícia vai estar organizado de forma a impedir a aproximação de manifestantes aos percursos e locais por onde passará Merkel.

Recorde-se que para a próxima segunda-feira, dia da visita de Angela Merkel a Portugal, estão já autorizadas duas manifestações da CGTP, uma junta à Assembleia da República e outra no Largo do Camões.

Mas nas redes sociais são vários os movimentos cívicos que apelam aos portugueses para saírem à rua e mostrarem a Merkel a sua revolta contra a austeridade. Os ‘Indignados’ estão a promover acções em todo o País, com destaque para o protesto no Largo do Calvário em direcção a Belém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório