Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Mais de 30 homicídios 'apagados' de relatório por Governo

O relatório da Polícia Judiciária (PJ) relativamente aos homicídios cometidos em 2013 dava conta de 150 pessoas assassinadas mas o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI) contava com 116 homicídios, deixando 34 mortes de fora do documento, diz o Diário de Notícias.

Mais de 30 homicídios 'apagados' de relatório por Governo
Notícias ao Minuto

08:32 - 29/03/14 por Notícias Ao Minuto

País Criminalidade

A Polícia Judiciária (PJ) deu conta de 150 pessoas assassinadas no ano de 2013 mas o Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), o documento oficial do Governo, apenas regista 116 crimes de homicídio voluntário consumado, avança o Diário de Notícias.

Entre os dois números estão 34 mortes que deixaram de existir porque o Governo apenas tem em conta as participações feitas diretamente.

“Os números do RASI são os oficiais, transmitidos pela Direção-Geral de Política de Justiça e dizem respeito às participações por este crime”, afirmou fonte oficial do gabinete do secretário-geral do Sistema de Segurança Interna (SSI) à mesma publicação.

O Ministério da Administração Interna acrescenta ainda que a diferença se explica pelo facto de a PJ registar, além das participações diretas por homicídio, apenas “aqueles que só no fim da investigação é que se conclui que foram homicídios”.

O relatório com os 150 homicídios foi entregue pela PJ no gabinete do SSI para ser tido em conta na elaboração do RASI mas, enquanto todos os outros dados batem certo, os homicídios não, tendo ambas as entidades confirmado que o mesmo aconteceu em anos anteriores.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório