Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Grupo sob suspeita de corrupção encaixou 20,8 milhões do Estado

O Grupo GPS, sobre o qual pendem suspeitas de corrupção e de enriquecimento ilícito, recebeu por parte do Estado uma quantia estimada em 20,8 milhões de euros em 2013, indica a edição desta quarta-feira do Diário de Notícias. O valor destinou-se a 11 dos 25 colégios com a chancela do grupo, tendo sido, no seu conjunto, o maior beneficiário das subvenções pagas pelo Ministério da Educação aos colégios e creches privados.

Grupo sob suspeita de corrupção encaixou 20,8 milhões do Estado
Notícias ao Minuto

09:08 - 26/03/14 por Notícias Ao Minuto

País GPS

No ano passado o ministério tutelado por Nuno Crato transferiu um total de 172,7 milhões de euros para 593 entidades privadas. E deste bolo, conta a edição de hoje do Diário de Notícias, 153 milhões destinaram-se a contratos de associação. Contas feitas pela mesma publicação, uma fatia de 89% destinou-se a 80 colégios privados, que, por sua vez, representam uma percentagem de 13,5% do total das instituições que gozaram deste tipo de financiamento por parte do Estado.

E não obstante estas maquias reportarem ao ano letivo de 2012/2013, em que o número de turmas com contrato de associação emagreceu, continuam a ser as instituições de ensino privado aquelas que mais peso têm a nível de encargos estatais.

Ao todo, foram financiadas 1.841 turmas integradas em colégios, 11 dos quais do Grupo GPS, que, por sinal, está a ser investigado por corrupção e por enriquecimento ilícito, sendo que só estes encaixaram 20,8 milhões de euros.

Saliente-se, porém, que no presente ano letivo, o valor fixo de financiamento por turma caiu dos 85,3 mil euros anuais para sensivelmente 81 mil euros, e mais novidades estão à vista, tendo em conta que o Ministério da Educação encomendou já um estudo sobre a rede de contratos de associação, com o intuito de que os mesmos venham a sofrer alterações.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório