Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Contadores de eletricidade têm hora errada

Deco afirma que quase metade dos contadores bi-horários de electricidade instalados em Portugal continental apresenta a hora errada, o que se reflecte nas facturas.

Contadores de eletricidade têm hora errada
Notícias ao Minuto

09:19 - 08/11/12 por Lusa

País DECO

"O cenário é mais grave do que a EDP admitiu. A nossa análise no continente prova que, em cada 10 contadores multitarifa, mais de quatro tinham o relógio desacertado. Nos Açores e na Madeira também há erros", lê-se num documento publicado pela Deco na Internet.

De acordo com a associação, os desajustes na hora dos equipamentos têm proporções superiores às que a EDP assumiu.

"Segundo o nosso estudo, mais de 43% dos contadores observados em Portugal continental apresentava erros iguais ou superiores a três minutos. Ora, os 106.000 casos reportados pelo distribuidor somam apenas 12% do universo de contadores multitarifa instalados", defende a Deco.

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores, com outros distribuidores de electricidade, "avolumam o problema".

Na sequência de uma auditoria destinada a verificar a data e hora dos contadores com relógio integrado, foram detectados desacertos superiores a três minutos em 43% dos equipamentos observados no continente, o que ultrapassa a tolerância máxima de 2,5 minutos por ano.

"A maioria dos contadores com a hora errada apresentava uma diferença até 10 minutos, mas em cerca de 17% o desajuste era superior a 20 minutos", refere-se no texto.

A Deco indica ainda que, em média, os contadores atrasados tinham um erro de 24 minutos e os adiantados 19 minutos de avanço.

"Detectámos também 3,6% de contadores multitarifas com a data desacertada. Apresentavam diferenças entre 31 dias a menos e oito dias a mais", acrescenta a associação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório