Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Nova 'manif' de polícias suscita preocupação e apela-se à "calma"

As associações de várias forças de segurança da Comissão Coordenadora Permanente (CCP) e os sindicatos foram chamados ao Comando Metropolitano da PSP, em Lisboa, para uma reunião na qual foi pedida calma aos sindicalistas, segundo contou uma fonte ao jornal i.

Nova 'manif' de polícias suscita preocupação e apela-se à "calma"
Notícias ao Minuto

12:01 - 04/03/14 por Notícias ao Minuto

País Protestos

O comandante do Comando Metropolitano da PSP de Lisboa pediu ao CCP, órgão que convocou o protesto dos agentes da autoridade para a próxima quinta-feira, e aos demais sindicatos dos agentes da autoridade, numa reunião que teve lugar ontem à tarde, para terem calma, alertando para o facto de estarem polícias dos dois lados, o que pode aumentar exponencialmente os riscos, segundo indica o jornal i.

A direção nacional da PSP já anunciou que vai mobilizar todos os elementos do Corpo de Intervenção (CI) para a manifestação, e o comando geral da GNR também já decidiu que terá militares da Unidade de Intervenção dentro da Assembleia da República.

O forte dispositivo de segurança, bastante superior ao da manifestação que decorreu em novembro do ano passado, explica-se com as polémicas que tem surgido em torno do assunto na última semana.

Miguel Macedo, ministro da Administração Interna, perguntou na última quinta-feira ao diretor nacional da PSP se havia condições para evitar um incidente semelhante ao de novembro, quando as forças de segurança invadiram escadaria do Parlamento. A pergunta terá caído mal dentro da PSP, que teme que o policiamento do perímetro seja entregue às forças da GNR, a quem compete a segurança interior do edifício.

Acresce ainda a preocupação com um maior número de ‘infiltrados’, grupos de civis que se imiscuirão na manifestação com o intuito de criar desacatos. Nas redes sociais têm surgido vários apelos à manifestação, inclusive, um pedido de ocupação do “perímetro do Assembleia”.

As declarações de Macedo no rescaldo da última manifestação, quando afirmou que a subida da escadaria do Parlamento não voltaria a repetir-se, também pesam na lista de preocupações, pois essas palavras ainda ressoam nos ouvidos das forças de segurança como uma provocação: “Os polícias não esqueceram. Miguel Macedo nunca deveria ter dito o que disse”, sustenta fonte da GNR, citada pelo i.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório