Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Enfermeiros vão divulgar informações sobre medicamentos

A Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros anunciou hoje a celebração de um protocolo com a Unidade de Farmacovigilância para divulgar informações sobre segurança dos medicamentos, através da publicação de um boletim trimestral.

Enfermeiros vão divulgar informações sobre medicamentos
Notícias ao Minuto

15:35 - 28/02/14 por Lusa

País Saúde

"Os enfermeiros estarão, assim, a colaborar ativamente na garantia da segurança dos doentes e na monitorização contínua das relações benefício-risco dos medicamentos", frisou Isabel Oliveira, presidente da estrutura regional, citada num comunicado enviado à comunicação social.

O acordo, com duração de um ano (renovável), vai possibilitar que os enfermeiros, responsáveis pela administração de medicamentos e monitorização dos seus efeitos, sejam envolvidos na notificação de reações adversas a medicamentos aos Centros de Farmacovigilância.

A Unidade de Farmacovigilância do Centro, sediada em Coimbra e ligada à Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem (AIBILI), vai emitir trimestralmente um boletim de farmacovigilância que a Secção Regional do Centro da Ordem dos Enfermeiros fará distribuir por cada um dos seus 14 mil membros.

Isabel Oliveira salientou que a divulgação do boletim pretende "estimular uma cultura de notificação das suspeitas de reações adversas a medicamentos".

O primeiro número do 'Boletim de Farmacovigilância: atualizações de segurança de medicamentos' foi publicado no dia 12 de fevereiro e será divulgado em breve pelos enfermeiros da Secção Regional do Centro.

"Outro dos objetivos é a difusão dos alertas de segurança, com particular preocupação pelas atitudes a tomar pelos profissionais de saúde, bem como os resultados da atividade de farmacovigilância", refere ainda o comunicado.

Para a Secção Regional do Centro, a publicação "representa um contributo para a valorização científica dos enfermeiros e para o garante da qualidade e segurança dos cuidados prestados à população".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório