Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Fernando Tordo foi contratado por ONG... da mulher

O jornal i recupera, esta terça-feira, o ‘caso Fernando Tordo’, revelando que o músico foi convidado para dois espetáculos pagos pela Associação Cultura e Conhecimento para a Igualdade de Género (ACCIG), uma organização não-governamental liderada pela mulher, que recebeu 202 mil euros em 2010 e 2011. Ao i, Eugénia Passada esclarece que o financiamento à ONG respeitou “rigorosamente os requisitos exigidos por lei”.

Fernando Tordo foi contratado por ONG... da mulher
Notícias ao Minuto

08:21 - 25/02/14 por Notícias Ao Minuto

País Músico

A partida para o Brasil do músico Fernando Tordo, por estar “cansado” de Portugal, tem sido tudo menos tranquila. Esta terça-feira, o jornal i conta que a organização não-governamental (ONG) liderada pela mulher de Tordo, Eugénia Passada, pagou ao músico por dois espetáculos nos últimos meses, em Seia e Mangualde.

Falamos em cerca de dez mil euros pelos dois concertos. Mas, mais do que isso, o jornal i conta que a ACCIG recebeu 202 mil euros entre 2010 e 2011 no âmbito de fundos comunitários atribuídos pelo Programa Operacional Potencial Humano, ao abrigo do “apoio técnico e financeiro às ONG”.

Contactada pela publicação, Eugénia Passada explica que a ONG que lidera, e que tem com um dos sócios fundadores Fernando Tordo, visa promover “a participação cívica de todas as pessoas, em particular de mulheres, sobretudo aquelas que se encontram em posição de maior vulnerabilidade fase à exclusão social”.

Pelo que, acrescenta, fase a esta “importância social da promoção da igualdade de género”, “o Estado decidiu financiar projetos que cumprissem esse desígnio”, até porque, esclarece a mulher do músico, a ACCIG sempre cumpriu “rigorosamente os requisitos exigidos pela lei” e que essas candidaturas são “acompanhadas de perto” e “passíveis de fiscalização e auditoria ao longo de todo o processo” e “após o fim do mesmo durante um período de cinco anos”.

Sobre a adjudicação de concertos à empresa do marido, a Stardust, Eugénia Passada disse apenas “repudiar qualquer tentativa de instrumentalização do seu bom nome, construído com trabalho empenhado e de resultados visíveis e reconhecidos, através do uso propositadamente descontextualizado”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório