Meteorologia

  • 17 OUTUBRO 2018
Tempo
16º
MIN 16º MÁX 16º

Edição

Mais de um milhão de vítimas de crime conseguiram indemnização

A Comissão de Proteção às Vítimas de Crime (CPVC) atribuiu, em 2013, mais de um milhão de euros em indemnizações, distribuídas por 74 vítimas de violência doméstica e 63 vítimas de crimes violentos.

Mais de um milhão de vítimas de crime conseguiram indemnização
Notícias ao Minuto

06:17 - 22/02/14 por Lusa

País 2013

Dados da Comissão de Proteção às Vítimas de Crime, fornecidos pelo Ministério da Justiça à agência Lusa, mostram que, no ano passado, o Estado apoiou 137 vítimas de crimes com uma verba próxima dos 1.059.600 euros.

De acordo com o Ministério da Justiça, "o valor médio do apoio prestado às vítimas de violência doméstica foi de cerca de 2.400 euros, ou seja, 400 euros por mês, durante um período de seis meses".

Contas feitas, significa que foram pagos 177.600 euros em indemnizações a vítimas de violência doméstica.

Comparando com o ano de 2012, isso significa que há um aumento de quase 87%, depois de nesse ano terem sido pagos mais de 95 mil euros em indemnizações.

Já no que diz respeito às vítimas de crime violento, "a predominância dos crimes em que as vítimas foram apoiadas foram os homicídios, os homicídios tentados e as ofensas à integridade física grave".

"Destes ressaltam os filhos de vítimas de violência doméstica, cujas mães foram assassinadas e os pais ou se suicidaram de seguida ou foram detidos e condenados a pesadas penas de prisão", diz o Ministério da Justiça.

Em relação a estes, a Comissão de Proteção às Vítimas de Crime apoiou 63 pessoas, com uma média de indemnizações de 14 mil euros, o que dá um total de cerca de 882 mil euros.

Um valor que representa uma diminuição de mais de 20 mil euros em relação a 2012, já que, nesse ano, a comissão pagou mais de 902 mil euros a vítimas de crimes violentos.

O Ministério da Justiça refere ainda que, durante o ano de 2013, deram entrada na Comissão de Proteção às Vítimas de Crime 135 novos processo de violência doméstica e 122 novos processos relativos a vítimas de crimes violentos, num total de 257 novos processos.

Hoje assinala-se o Dia Europeu da Vítima de Crime.

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Acompanhe o site eleito pelo segundo ano consecutivo Escolha do Consumidor.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Campo obrigatório