Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

António Francisco dos Santos nomeado bispo do Porto

António Francisco dos Santos, bispo de Aveiro, foi hoje nomeado Bispo do Porto pelo Papa Francisco, sucedendo no cargo a Manuel Clemente, que em 2013 assumiu funções como Patriarca de Lisboa, divulgou a agência Ecclesia.

António Francisco dos Santos nomeado bispo do Porto
Notícias ao Minuto

11:19 - 21/02/14 por Lusa

País Religião

"A notícia foi publicada oficialmente hoje, dia 21 de fevereiro, às 11:00 (12:00 em Roma)", informa a Ecclesia, numa nota de imprensa enviada à Lusa.

António Francisco dos Santos serviu a diocese de Aveiro durante mais de sete anos, acrescenta a agência.

O prelado esteve à frente da Diocese de Aveiro durante as celebrações do seu 75.º aniversário de restauração, tendo promovido na ocasião uma 'Missão Jubilar' que incluiu a realização de uma "Cristoteca", uma festa de animação noturna semelhante à de uma discoteca.

António Francisco dos Santos marcou presença na iniciativa, uma ideia importada do Brasil com o objetivo de aproximar jovens da Igreja Católica e que reuniu "mais de duas mil pessoas de todas as idades".

O público, que na sua maioria rondava os 15 anos, dançou até cerca das 04:30 na festa com DJ, música, luzes, máquina de fumos e até bebidas alcoólicas, noticiou a Lusa em agosto de 2013.

"Não temos medo que haja excessos e exageros. Temos um trabalho sedimentado em muita experiência com grupos de jovens", disse à Lusa o então bispo de Aveiro, afirmando que a Igreja não educa para o medo, nem para a proibição.

O prelado manteve-se na festa até de madrugada, admitindo ser habitual ficar acordado até tarde, a trabalhar.

O novo bispo do Porto nasceu a 29 de agosto de 1948, na freguesia de Tendais, concelho de Cinfães (Viseu).

António Francisco dos Santos foi nomeado Bispo Auxiliar de Braga em dezembro de 2004 e, dois anos depois, foi indicado para Bispo de Aveiro.

A sua ordenação episcopal ocorreu em março de 2005, na Sé de Lamego.

Foi ordenado padre em dezembro de 1972.

O prelado, de 65 anos, sucede a Manuel Clemente, bispo do Porto entre 2007 e 2013, ano em que, a 18 de maio, foi nomeado patriarca de Lisboa.

Enquanto bispo do Porto, António Francisco dos Santos vai contar com os bispos auxiliares Pio Alves, atual administrador apostólico, António Bessa Taipa e João Lavrador, indica a Ecclesia.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório