Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

"Direitos das minorias devem ser, com certeza, referendados"

O patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, disse ontem numa entrevista ao programa ‘Política Mesmo’ da TVI 24, que é a favor do referendo à coadoção, afirmando mesmo que os “direitos das minorias devem ser referendados”. O ex-bispo do Porto referiu ainda que duas pessoas do mesmo sexo com uma criança não são “no sentido geral e tradicional uma família”.

"Direitos das minorias devem ser, com certeza, referendados"
Notícias ao Minuto

16:49 - 08/02/14 por Notícias ao Minuto

País Igreja

D. Manuel Clemente, atual patriarca da cidade de Lisboa, disse ontem na antena da TVI 24 que os “direitos das minorias devem ser, com certeza, referendados”.

“O que está em questão não é o direito de adotar, mas sim o direito de a criança ter um pai e uma mãe”, começou por dizer o membro da Igreja Católica.

Para o antigo bispo do Porto, “o que é importante é que se debatam estes assuntos e que as pessoas dialoguem sobre a dispensabilidade ou não dispensabilidade do masculino e do feminino”. D. Manuel Clemente sublinhou que esta questão deve ser analisada à luz dos “benefícios da própria criança” e não tendo em conta “benefícios próprios” dos casais homossexuais.

Questionado sobre se o conceito de família também se aplica, na sua opinião, a casais homossexuais com filhos, D. Manuel Clemente foi perentório.

“No sentido geral e tradicional da família não seriam [uma família]. Se os tempos mudaram no que diz respeito a algo estrutural julgo que deviam ter outras designações e outros direitos”, referiu, concluindo: “[A família com homossexuais] é outra coisa que requer outro nome e até outra contemplação jurídica”.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório