Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Médico impede perda de audição infantil sem recurso a cirurgia

O médico sueco Armin Moniri inventou um dispositivo que impede a perda de audição infantil. Em entrevista à TSF, o médico, que trabalha em hospitais algarvios, afirmou que 80% das crianças tratadas curaram a otite média serosa sem recurso a cirurgia.

Médico impede perda de audição infantil sem recurso a cirurgia
Notícias ao Minuto

16:16 - 30/01/14 por Notícias ao Minuto

País Saúde

Armin Moniri, um médico sueco, que trabalha no Centro Hospitalar do Algarve e ensina na Universidade do Algarve, desenvolveu um aparelho que melhora em muito a perda de audição infantil, conseguindo fazer com que 80% das crianças tratadas curassem a otite média serosa, sem recurso a cirurgia.

Distinguido na semana passada pela rainha Silvia da Suécia, devido a esta invenção, Moniri afirmou, em declarações à TSF, que “o método artesanal foi concebido em casa e consiste num brinquedo de criança”.

“As crianças têm apenas uma máscara, que vem equipada com um tubo e um balão. A criança deve soprar, podendo segurar o balão sozinha. Ao soprar no balão, ouve um ‘estalinho’ nos ouvidos e é este o tratamento”, explicou o clínico.

O sopro faz com que a pressão se mantenha equilibrada e que o ouvido fique “arejado”. Ao fim de um mês de tratamento, a criança está praticamente curada porque é “o tempo necessário para deixar o líquido secar”, esclareceu.

Já patenteada, a invenção começará a ser comercializada este ano por uma empresa sueca.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório