Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 24º

Costa diz não haver acordo sobre a concessão dos transportes a privados

O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, assegurou hoje que não chegou a qualquer acordo com o Governo quanto à concessão dos transportes públicos da cidade a privados.

Costa diz não haver acordo sobre a concessão dos transportes a privados
Notícias ao Minuto

18:41 - 29/01/14 por Lusa

País Autarca

"Não há acordo entre o município e o Governo em matéria de transportes públicos", afirmou o autarca na reunião pública da câmara municipal.

António Costa (PS) respondia assim a uma questão colocada pelo vereador do PCP João Ferreira. O comunista referiu que, "segundo a comunicação social, a câmara terá chegado a acordo com o Governo para a concessão a privados das empresas públicas de transporte".

"Esta é uma solução diferente daquela que foi defendida por esta maioria em campanha eleitoral. Confirma este acordo a que a câmara terá chegado com o Governo?", questionou o vereador.

Na segunda-feira, os trabalhadores do Metropolitano de Lisboa decidiram em plenário pedir uma reunião urgente a António Costa para saberem qual a sua posição sobre a concessão a privados.

A concessão da rodoviária Carris e do Metro consta do Plano Estratégico dos Transportes, apresentado pelo Governo em 2011, e deve ficar concluída este ano.

O processo tem sido criticado por António Costa, que reclama para o município a gestão dos transportes públicos da cidade e já admitiu contestar judicialmente a intenção de concessionar a Carris e o Metro.

Na sua intervenção, João Ferreira questionou ainda o executivo acerca da possibilidade de as juntas de freguesia do PSD aplicarem as 40 horas semanais de trabalho e de os "trabalhadores que forem transferidos [no âmbito da reforma administrativa] se verem forçados a cumprir as 40 horas".

"Não foi preciso muito tempo para que toda a campanha em torno das supostas garantias de todos os direitos dos trabalhadores se revelasse", afirmou.

O presidente da Câmara de Lisboa não respondeu a esta questão.

Os cinco presidentes de junta eleitos pelo PSD recusaram na semana passada assinar o acordo com a câmara e o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública que estabelece os direitos dos trabalhadores dos municípios a serem transferidos para as freguesias e a aplicação do horário de trabalho semanal.

O vereador Duarte Cordeiro, da maioria socialista, disse que, por não terem assinado o acordo, as juntas lideradas pelo PSD podem vir a aplicar 40 horas de trabalho aos funcionários transferidos.

Também o presidente da junta de Carnide, o único eleito pelo PCP, não assinou o acordo, mas para o PS "os direitos dos trabalhadores vão ser respeitados", já que os comunistas se têm manifestado contra a aplicação das 40 horas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório