Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Criado movimento para tentar travar abate de perto de 100 animais

São cerca de 100 os animais que, neste momento, enfrentam o risco de virem a ser abatidos, em Tavira, tendo sido criado um movimento, na rede social Facebook, por forma a tentar evitar este desfecho. A ideia, conta ao Notícias ao Minuto a mentora da página ‘Bora lá salvar animais’, é mobilizar o maior número de pessoas para, colocarem, literalmente mãos à obra, e, desta feita, criarem condições no espaço que os acolhe, evitando assim, o seu ‘despejo’ para parte incerta.

Criado movimento para tentar travar abate de perto de 100 animais
Notícias ao Minuto

14:26 - 27/01/14 por Notícias Ao Minuto

País Tavira

Em 2011, nascia a Associação dos Amigos dos Animais de Tavira (3AT), sobretudo alicerçada na boa vontade de quem queria ajudar animais abandonados e maltratados, naquela zona algarvia. Mas rapidamente o número de necessitados foi ultrapassando os metros quadrados disponíveis para os acolher.

Amigos e vizinhos fizeram também da boa vontade seu apanágio, e colocaram à disposição da 3AT mais três espaços para os animais habitarem.

“Dois destes espaços, uns casebres nuns terrenos vizinhos, foram entretanto arranjados para melhor acolher estes dignos convidados, encontrando-se limpos, resguardados e bem apresentados”, relata Ana Lalanda, que, embora residente nas Caldas da Rainha, não resisitiu a envolver-se nesta causa. “O espaço problemático, no entanto, é o terceiro a ser acrescentado à lista. Com os poucos recursos financeiros disponíveis, e uma crescente população animal, conseguiram que lhes fosse cedido o espaço onde anteriormente funcionou uma antiga fábrica. Ainda com muito entulho, muito lixo para limpar, têm feito o que podem com o que podem (e por vezes nem podem) dispensar”, acrescenta.

Contudo, chegou o dia em que a boa vontade deixou de ser o bastante, e uma denúncia anónima poderá vir a hipotecar a vida daqueles animais. “O processo está em curso e [a associação] corre o risco de, a qualquer momento, a GNR lhe vir retirar os cães e gatos, levando-os para parte incerta”, assinala Ana.

A mesma Ana que, perante um sentimento de urgência para ajudar a encontrar uma solução, decidiu criar um movimento, que materializou através de uma página no Facebook, batizada de ‘Bora lá salvar animais’.

“Lembrei-me de que seria fantástico conseguir reunir uma data de gente, vinda de todo o lado, para ir ajudar a limpar a fábrica e a reparar o máximo que se conseguisse. E é isso mesmo que estou a tentar fazer. Mesmo que ninguém apareça, no próximo sábado, dia 1 de fevereiro, eu e uma amiga minha, lá estaremos, de mangas arregaçadas”, salienta Ana, lançando, assim, o repto a todos os que queiram juntar-se à iniciativa e, desta forma, ajudar a travar o provável abate destes 100 animais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório