Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Portugueses mais ricos... são os que menos querem ajudar

Um estudo da Universidade Católica com o Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano concluiu que os portugueses mais rendimentos e mais habilitações literárias são os que menos se preocupam em ajudar o próximo, avança o Público.

Portugueses mais ricos... são os que menos querem ajudar
Notícias ao Minuto

13:02 - 15/01/14 por Notícias ao Minuto

País Estudo

O estudo ‘Literacia Social: Os Valores como Fundamento de Competência’, a ser apresentado amanhã no Palácio Nacional de Mafra, diz que mais sabe e quem mais ganha pouca importância dá à solidariedade, à justiça e aos valores democráticos, de acordo com o noticiado pelo Público.

As conclusões apuradas pelo estudo feito pela Universidade Católica em conjunto com o Instituto Luso-Ilírio para o Desenvolvimento Humano revelam que, quando questionados sobre a importância de ajudar os outros, 86,5% de pessoas com o 1º ciclo responderam afirmativamente ao passo que no caso de licenciados, mestres ou doutorados a percentagem cai para 53,1%.

A mesma pergunta mas a comparar níveis de rendimento revela que 86,4% das pessoas que ganham até 500 euros são solidárias mas quando chegamos ao patamar dos 4 mil euros por mês, apenas 46,7% acham importante ajudar o próximo.

Estas conclusões preocupam o coordenador do estudo, Lourenço Xavier de Carvalho, pois são as pessoas com mais habilitações a ocupar cargos de liderança.

“Quanto mais avançamos nos níveis de instrução, do 1º ciclo até ao ensino superior, a importância da justiça e da solidariedade vai baixando progressivamente. São os mais instruídos e os mais ricos que desvalorizam a justiça e a solidariedade”, afirmou Lourenço Xavier de Carvalho, em análise ao estudo que também é a sua tese de doutoramento apresentada na Universidade Católica.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório