Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Passos Coelho 'apanhado' em escutas telefónicas

O ex-Procurador-Geral da República, Pinto Monteiro, enviou para o Supremo Tribunal de Justiça um pedido de validação para escutas telefónicas referentes ao processo ‘Monte Branco’, nas quais intervém o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, avança este sábado o jornal Expresso.

Passos Coelho 'apanhado' em escutas telefónicas
Notícias ao Minuto

11:25 - 20/10/12 por Notícias Ao Minuto

País Monte Branco

No penúltimo dia de trabalho, Pinto Monteiro pediu ao Supremo Tribunal que validasse escutas telefónicas que envolvem Passos Coelho. Fonte judicial confirmou ao Expresso que o “primeiro-ministro foi escutado fortuitamente no âmbito do processo ‘Monte Branco’”, sem revelar, contudo, o segundo interveniente na conversa.

O CD, com as referidas conversas, foi entregue na Procuradoria-Geral da República por Cândida Almeida, a directora do Departamento Central de Investigação e Acção Penal (DCIAP). O pedido de validação foi dirigido a Noronha de Nascimento, o presidente do Supremo Tribunal, que se encontra em Timor-Leste.

O pedido de validação não foi, contudo, acompanhado por qualquer participação-crime. Ao contrário do que aconteceu com José Sócrates no processo ‘Face Oculta’, o procurador que dirige a operação ‘Monte Branco’ não especificou por que razão as conversas foram consideradas suspeitas.

Contacto pelo Expresso, o gabinete de Passos Coelho disse não comentar “aquilo que desconhecemos”.

O caso ‘Monte Branco’ envolve quatro banqueiros portugueses e suíços (Michel Canals, Nicolas Figueiredo, José Pinto e Ricardo Arcos Castro) e um cambista (Francisco Canas) que foram detidos em Maio pelo DCIAP por suspeita de fraude fiscal e branqueamento de capitais. Três estão em prisão preventiva e dois estão em liberdade depois de terem pago uma caução.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório