Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Ministério "lamenta" situação da doente que esperou dois anos

O Ministério da Saúde lamentou hoje profundamente a situação de uma doente oncológica que esperou dois anos por uma colonoscopia que depois confirmou um cancro em estado avançado, inoperável.

Ministério "lamenta" situação da doente que esperou dois anos
Notícias ao Minuto

10:28 - 08/01/14 por Lusa

País Oncologia

Em declarações à agência Lusa, fonte oficial do Ministério da Saúde disse ser uma situação "intolerável", que "lamenta profundamente".

O caso faz hoje manchete no Diário de Notícias, que conta que uma doente com cerca de 60 anos descobre um cancro em estado grave depois de dois anos à espera de um exame.

Segundo o jornal, a doente fez o rastreio ao cancro colorretal e a análise foi positiva, tendo sido de imediato encaminhada para o hospital Amadora-Sintra, mas sendo chamada para consulta apenas um ano depois.

A colonoscopia, fundamental para confirmar o diagnóstico de cancro, demorou mais um ano a ser feita. A doente descobriu então ter um cancro em estado avançado, que é inoperável, encontrando-se a fazer quimioterapia para reduzir o tumor.

A Inspeção-geral das Atividades em Saúde (IGAS) vai abrir um processo de averiguações.

Contactada pela agência Lusa, fonte oficial do hospital Amadora-Sintra disse que não fará qualquer declaração ou comentário sobre o caso até à conclusão do inquérito pela IGAS.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório