Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Organização Mundial de Saúde disponível para ajudar Portugal

A reforma dos cuidados de saúde primários em Portugal preocupa a Organização Mundial de Saúde, que se mostra disponível para ajudar o País mas com pedido prévio do Governo, avança o Diário de Notícias.

Organização Mundial de Saúde disponível para ajudar Portugal
Notícias ao Minuto

09:15 - 05/01/14 por Notícias Ao Minuto

País Reformas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que está disponível para ajudar Portugal com a manutenção dos cuidados primários de saúde, dependendo apenas de um pedido formal do Governo, noticia o Diário de Notícias.

O órgão fala em sinais de “desinvestimento” nas unidades de saúde familiares, mostrando-se apreensivo com a atual reforma dos cuidados primários no País.

Neste sentido, e face a um pedido do Governo português, está disponível para criar um grupo de trabalho de apoio, semelhante ao criado na Grécia.

Neste momento a trabalhar no lançamento da reforma da saúde na Grécia, a OMS garante haver “discussões, mas que [a organização] não vai intervir a menos que o Governo solicite esta intervenção”, afirmou em entrevista à mesma publicação.

A OMS afirma, relativamente ao caso da Grécia, que o estado do sistema de saúde é “caótico” e é necessária uma reforma que tenha em conta os cuidados primários, os hospitais e o seu financiamento, tudo numa altura de grande pressão social e política.

O caso português é visto de forma diferente, visto já existirem “muitas coisas feitas” mas, na opinião da organização, deveria ser dada atenção ao que se passa na Grécia para constatar que as mudanças seriam positivas.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório