Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Centros de saúde distinguidos por irem de encontro aos doentes

O programa Boas Práticas de Governação nos Cuidados de Saúde Primários continua a distinguir os serviços de saúde que prestam cuidados primários aos dependentes e idosos do País e há centros de saúde que não deixam os projetos morrer, noticia o Diário de Notícias.

Centros de saúde distinguidos por irem de encontro aos doentes
Notícias ao Minuto

09:25 - 04/01/14 por Notícias Ao Minuto

País Distinção

Seis agrupamentos de centros de saúde foram distinguidos, na área da saúde, pelo seu comportamento exemplar em tempos de crise e contenção económica. Não se deixando abater pelas adversidades, vão de encontro aos doentes que precisam de cuidados primários, de acordo com o Diário de Notícias.

O programa Boas Práticas de Governação nos Cuidados de Saúde Primários existe desde 2010 e distingue casos de sucesso nos cuidados primários às pessoas que não podem ou não conseguem dirigir-se a um centro de saúde.

Os projetos de 2013 incluem, por exemplo, o Arco Ribeirinho, na margem Sul do Tejo, pretende procurar os idosos com mais 75 anos para avaliar as suas condições de vida e saúde.

O ACES, também na margem Sul, quer chegar aos poucos aos cerca de 11 a 12 mil idosos sozinhos ou na companhia de outros da mesma idade que calcula existirem. Desta forma poderá avaliar o seu estado de saúde, condições de higiene e até sinalizar casos de violência.

O programa é apoiado pela Novartis e pretende ajudar as unidades de saúde a organizarem-se e a planear cuidados primários para as pessoas mais necessitadas das regiões onde se inserem.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório