Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Passos tem sapatinho cheio... de prendas 'envenenadas'

Com a chegada do Natal, o Diário de Notícias quis saber que prendas merecem receber os políticos nacionais e os inquiridos mostraram saber muito bem o que oferecer nesta época tão especial. Apesar da época de paz e fraternidade, as prendas escolhidas pelas personalidades inquiridas parecem vir envenenadas e com uma mensagem bem explícita para os líderes do País.

Passos tem sapatinho cheio... de prendas 'envenenadas'
Notícias ao Minuto

08:18 - 23/12/13 por Notícias Ao Minuto

País Natal

O Diário de Notícias levou a cabo um inquérito a personalidades da área do Desporto, Segurança, Cultura, Sociedade e dos Media questionando-os sobre que prenda gostariam de oferecer, neste Natal, aos líderes do País. O primeiro-ministro Pedro Passos Coelho é quem leva o sapatinho mais cheio.

Dos 12 inquiridos, cinco elegeram Pedro Passos Coelho como o destinatário das suas ofertas. O professor Carlos Poiares e o professor e blogger Paulo Guinote consideram que o primeiro-ministro não percebe que em “democracia se governa com base numa Constituição”, motivo pelo qual lhe ofereciam, respectivamente, um exemplar da Constituição Portuguesa e um manual de Direito Constitucional. Carlos Poiares explica porquê: “É bom que ele estude, arranje um explicador, um curso acelerado, e pode ser que daqui a uns anos saiba decidir o que é ou não constitucional”.

Também a escritora Inês Pedrosa ofereceria um livro a Passos Coelho. Neste caso, seria 'A Instalação do Medo’ de Rui Zink, um livro divertido que talvez o fizesse “perceber as consequências do medo nas pessoas”. A escritora considera que o primeiro-ministro não é o único a precisar de ler, e oferecia também a Cavaco Silva e a António José Seguro os livros ‘Implosão’ de Nuno Júdice, e ‘Como fazer amigos e influenciar Pessoas’ de Dale Carnegie, respectivamente.

Já a cantora Maria João gostaria de lhe oferecer um ministro da Cultura “generoso e disponível”, enquanto o Presidente do Sindicados dos Jogadores Profissionais de Futebol, Joaquim Evangelista, lhe daria um voucher para ir de férias, quando estivesses menos ocupado.

O ministro da Saúde Paulo Macedo é o segundo nome com maior número de ofertas. A investigadora Elvira Fortunato e o director-geral da Saúde, Francisco George, seriam os destinatários das prendas, que incluem um “orçamento para a área de investigação clínica” e um CD de música clássica para “ganhar ânimo”.

Para a ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, é lhe proposto a oferta do livro ‘O Demónio de Ouro’, de Camilo Castelo Branco. Segundo o Presidente da Associação Sindical de Juízes, José Mouraz Lopes, o livro traz uma mensagem especial, que só é percebida após a leitura da obra.

Para Júlia Pinheiro, o ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, está a precisar de um GPS “para se orientar”, enquanto Herman José ofereceria uma pequena BBC a o ministro dos Assuntos Parlamentares, Miguel Poiares Maduro, para que ele a pudesse “enxertar na RTP”.

O secretário de Estado do Desporto e Juventude também não foi esquecido, e a ele, José Manuel Constantino daria uma visita ao Museu Olímpico, na Suíça, para “fruir aquilo que é o espírito do olimpismo e o legado para a história do desporto.

Por fim, Zé Pedro dos ‘Xutos & Pontapés’ decidiu premiar alguém que considera ter mérito no trabalho que faz, pelos vistos, o único da lista apresentado pelos inquiridos. Segundo o músico, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, António Costa, merece receber o álbum da banda portuguesa ‘Puro’ pois “dentro da política é o único a quem se aplica o termo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório