Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 18º

Prova de professores não se realiza em Lisboa

A prova de avaliação de professores, cujo início estava previsto para as 10h30 desta quarta-feira em vários pontos do País, não se realizou em Lisboa, na Escola Marquesa de Alorna, um dos locais escolhidos para o efeito, avança a SIC Notícias.

Prova de professores não se realiza em Lisboa
Notícias ao Minuto

10:27 - 18/12/13 por Notícias Ao Minuto

País Protestos

Alguns dos 120 professores que esta quarta-feira iriam realizar a Prova de Avaliação de Conhecimentos e Competências (PACC) na Escola Marquesa de Alorna, em Lisboa, recusaram-se a fazê-lo, o que levou à sua suspensão, informa a SIC Notícias.

Além destes, alguns dizem que vão fazer porque são obrigados, outros referem que vão deixar o documento em branco e houve ainda quem levasse os filhos para o local, por estar em licença de maternidade, segundo o relato daquela estação televisiva.

Acresce que a polícia foi chamada ao local por alegados ânimos exaltados. Uma testemunha que estava na escola em causa explicou à SIC Notícias que professores levantam a voz, dizendo “isto é uma vergonha”. “Estão muito tensos”, concluiu a mesma fonte, referindo que vários docentes abandonaram o local. Contudo, “não é uma situação normal a polícia entrar na escola”, visto que “não há agressões entre professores”.

Entretanto, o Ministério da Educação veio informar que não recebeu até ao início da manhã qualquer citação do Tribunal Administrativo do Funchal relativamente à providência cautelar apresentada pelos sindicatos contra a prova de avaliação dos professores. Este documento foi deferido durante a noite de ontem, devido às acções de protesto dos sindicatos para impedir a realização da prova de avaliação dos professores.

De salientar que hoje se deveria realizar apenas a avaliação da componente comum através da resposta a 32 itens de escolha múltipla, com a duração total de 120 minutos. As várias componentes específicas se irão entre os dias 1 de Março e 9 de Abril. Estavam inicialmente inscritos cerca de 30.000 professores, mas apenas 13.523 se apresentam hoje à avaliação.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório