Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Restaurantes admitem fechar casas de banho em protesto

Os representantes do sector da restauração admitem fechar as casas de banho em forma de protesto. A AHRESP fala de uma situação de "desespero" e admite todas as formas de luta.

Restaurantes admitem fechar casas de banho em protesto
Notícias ao Minuto

18:23 - 12/10/12 por Notícias Ao Minuto

País AHRESP

A Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) promete organizar todas as formas de protesto possíveis para chamar a atenção do Governo sobre a situação do sector. "Temos casos gravíssimos. De pessoas desesperadas. A partir de agora, não aceitamos mais que haja um Governo cego e mudo. Vamos exigir que o Governo assuma a responsabilidade pelo mau orçamento que está a fazer", disse à Lusa o secretário-geral do organismo, José Manuel Esteves.

A situação é "desesperante" refere o responsável e por isso "todas as formas de luta estão em cima da mesa: encerramos um dia, fechamos as casas de banho, penduramo-nos no arco da rua Augusta... o que for decidido será feito".

A Associação vai reunir o conselho nacional no final da próxima semana ou no início da outra, onde os membros vão debater os passos a seguir. Para já, fica a promessa de "encher" as galerias do Parlamento, no dia 24, quando os deputados vão debater a petição sobre o IVA promovida pela associação.

Ainda assim, o secretário-geral da AHRESP deixa um aviso ao Governo. "Em Novembro é pago o terceiro trimestre de IVA, mas as microempresas não o vão liquidar porque não têm dinheiro, e aí o ministro das Finanças vai aperceber-se do massacre que anda a fazer", sublinha.

José Manuel Esteves diz que no segundo trimestre várias microempresas pediram empréstimos para pagar o imposto, mas agora já não existe mais património para garantir esses créditos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório