Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Coro de Câmara de Lisboa interpreta obra dedicada ao papa

O Coro de Câmara de Lisboa, dirigido por Teresita Gutierrez, interpreta, na terça-feira à noite, na Igreja de Nossa Senhora do Loreto, em Lisboa, "Misatango", obra de Daniel Schvetz, dedicada ao papa.

Coro de Câmara de Lisboa interpreta obra dedicada ao papa
Notícias ao Minuto

15:23 - 16/12/13 por Lusa

País Aniversário

O programa do concerto, agendado para as 21:00, além da obra "Misatango", de Schvetz, inclui a interpretação de peças populares latino-americanas como "Villancico de la falta de fé", harmonizado por Eduardo Falú e "Ados Belenista", harmonizado por Roberto Marín, assim como de motetos e vilancicos dos séculos XVI e XVII, de compositores ibéricos como D. Pedro de Cristo e Estêvão de Brito.

O coro é acompanhado por um ensemble de cordas e acordeão composto pelos violinistas Ana Pereira e Ana Filipa Serrão, a violetista Joana Cipriano, a violoncelista Ana Cláudia Serrão, o contrabaixista Pedro Wallenstein e o acordeonista Pedro Santos.

"Misatango" é uma obra para coro misto a capella construída sobre texto em latim, dividindo-se em "Kyrie", "Gloria", "Credo", "Sanctus" e "Agnus Dei".

O compositor Daniel Schvetz, a residir em Portugal há vários anos, estreou este ano, em Vila Viçosa, "Stony Symphony", um poema sinfónico e teatral concebido para uma pedreira de mármore.

Em 2011, a Orquestra Metropolitana de Lisboa estreou a peça de autoria, "À Descoberta da América". O músico, de 58 anos, é professor no Conservatório de Música de Lisboa e na Academia Metropolitana e, entre outros agrupamentos, faz parte do OrAnGo TaNgO.

O Coro de Câmara de Lisboa foi fundado por Teresita Gutierrez em 1978, é constituído por 20 músicos e interpreta "a capella" ou com acompanhamento, repertório desde o Renascimento até à atualidade.

O concerto na Igreja de Nossa Senhora do Loreto, ao Chiado, em Lisboa, acontece no dia em que, precisamente, o papa Francisco, nascido na Argentina, completa 77 anos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório