Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 14º MÁX 21º

GNR apreende cerca de 12 mil euros de tabaco irregular

O Destacamento de Ação Fiscal de Évora da GNR anunciou hoje a apreensão, em dois estabelecimentos da cidade alentejana, de cerca de 12 mil euros de vários tipos de tabaco com estampilha fiscal irregular.

GNR apreende cerca de 12 mil euros de tabaco irregular
Notícias ao Minuto

12:31 - 16/12/13 por Lusa

País Évora

Durante a operação de fiscalização, que decorreu nos últimos quatro dias, foram visados 11 estabelecimentos comerciais da cidade de Évora, tendo o tabaco em situação irregular sido detetado em dois deles.

A apreensão feita pelos militares do Destacamento de Ação Fiscal de Évora, pertencente à Unidade de Acão Fiscal da GNR, engloba tabacos aromáticos, maços de cigarros e tabaco de corte fino para enrolar.

"Esse tabaco não tinha estampilha fiscal para este ano, como obriga a lei, mas sim de 2006, 2007 e 2008", revelou à agência Lusa o capitão João Fonseca, da Unidade de Ação Fiscal.

De acordo com a legislação, acrescentou, o tabaco com estampilha fiscal de cada ano só pode ser comercializado "até ao segundo mês do ano seguinte".

A situação detetada em Évora, referiu a GNR, viola o disposto na Portaria n.º 1295/2007 de 01 de outubro, configurando "uma contraordenação aduaneira de Introdução Irregular no Consumo", punível pelo Regime Geral das Infrações Tributárias.

Segundo a GNR, a operação de fiscalização realizada na cidade alentejana pretendeu, sobretudo, "sensibilizar os comerciantes deste tipo de produto para as regras a obedecer nesta atividade".

No comunicado divulgado hoje, a Unidade de Acão Fiscal afiançou ainda que vai continuar a desenvolver este tipo de fiscalização e sensibilização em matéria fiscal, por todo o país, para contribuir para "um regime fiscal equitativo".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório