Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

"Corrupção anda sempre muito bem vestida e disfarçada"

A procuradora geral adjunta, Maria José Morgado, afirmou hoje, em entrevista ao Diário Económico, que “a corrupção não tem rosto, parte de fenómenos submersos e (…) anda sempre muito bem vestida e muito bem disfarçada, com grande respeitabilidade”.

"Corrupção anda sempre muito bem vestida e disfarçada"
Notícias ao Minuto

09:39 - 16/12/13 por Notícias Ao Minuto

País Maria José Morgado

O fenómeno da corrupção, um dos que mais preocupa o Ministério Público, esteve em análise numa entrevista concedida ao Diário Económico por Maria José Morgado.

A procuradora adjunta acredita que “a fraude fiscal e o branqueamento de capitais têm de ser uma prioridade para o Ministério Público, a Administração Tributária e para o Estado”, sendo que “a abordagem da corrupção tem de ser multidisciplinar”.

“Nós não temos um ‘corruptómetro’. A corrupção não tem rosto, parte de fenómenos submersos de uma economia subterrânea (…), anda sempre muito bem vestida e muito bem disfarçada, com uma grande respeitabilidade”, garantiu a magistrada, para quem a corrupção “é altamente empobrecedora para um País como Portugal” e “a vítima é cada um de nós”.

Para Maria José Morgado, “todos os serviços ligados à prestação de um serviço público são organizações consideradas não produtivas” e “como não há retorno palpável, há a tentação de restringir e cortar, cortar, cortar cada vez mais nesses serviços como uma forma de reduzir o défice”.

“Há uma desqualificação total das funções públicas que criam vulnerabilidades ao nível da Administração Pública. O Estado com a Administração Pública destruída não é um Estado de direito, nem é um Estado democrático. Pode ser um Estado totalitário, ou outra coisa qualquer”, lamentou.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório