Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Governo irá decretar "estado de calamidade específico para Ovar"

A garantia é do autarca de Ovar e vice-presidente do PSD, Salvador Malheiro.

Governo irá decretar "estado de calamidade específico para Ovar"
Notícias ao Minuto

17:12 - 17/03/20 por Filipa Matias Pereira

País Covid-19

Face à evolução do surto da Covid-19 em Ovar, onde há 30 casos confirmados, o Governo irá decretar "estado de calamidade específico para o município", garante o autarca Salvador Malheiro. A Autoridade de Saúde Regional determinou, para já, que o município estará sujeito a "quarentena geográfica". 

Conforme avançou o presidente da Câmara de Ovar na rede social Facebook, o Executivo está a preparar-se para decretar o estado de calamidade ainda esta noite. 

O autarca partilha inclusive o documento relativo à decisão do delegado de Saúde Regional do Centro, que prevê um regime de quarentena geográfica. É, assim, determinado o "encerramento de todos os estabelecimentos comerciais e de serviços não essenciais", para além "da limitação de movimentação de pessoas de e para Concelho de Ovar".

Esta medida de contenção estará em vigor de 18 de março a  2 de abril.

Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde (DGS) elevou hoje número de casos confirmados de infeção para 448, mais 117 do que na segunda-feira, dia em que se registou a primeira morte no país. Dos casos confirmados, 242 estão a recuperar em casa e 206 estão internados, 17 dos quais em Unidades de Cuidados Intensivos (UCI).

O boletim divulgado pela DGS assinala 4.030 casos suspeitos até hoje, dos quais 323 aguardavam resultado laboratorial.

Das pessoas infetadas em Portugal, três recuperaram. Atualmente, há 19 cadeias de transmissão ativas em Portugal, mais uma do que no domingo.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório