Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

AO MINUTO: "Encerramento de escolas não significa férias escolares"

Hospital de Santa Maria, em Lisboa, confirmou esta quarta-feira a descoberta de dois casos de infeção entre os doentes internados. Acompanhe aqui as principais notícias, ao minuto.

AO MINUTO: "Encerramento de escolas não significa férias escolares"

O último boletim epidemiológico da Direção-geral de Saúde dá conta de 59 casos confirmados de infeção (mais 18 do que ontem) e 471 suspeitos, um número que poderá já ter-se alterado desde a manhã, fruto da descoberta de dois casos de infeção em pacientes internados no Hospital de Santa Maria.

A unidade hospitalar já emitiu um comunicado onde assegurou estar a seguir todas as indicações para chegar às ligações com os doentes em causa. 

O país adapta-se progressivamente às indicações das autoridades, no sentido de prevenir e mitigar a propagação do vírus SARS-Cov-2, que resulta na doença Covid-19.

Acompanhe aqui AO MINUTO a evolução do surto em Portugal e em todo o mundo:

23h51 - Decisão de manter encerramento de escolas caso a caso, pelo menos para já, não é consensual. Enquanto a Confederação Nacional de Associação de Pais (Confap) manifestou confiança nas autoridades de saúde, o presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) criticou a "não decisão" da Direção-Geral da Saúde.

23h44 - O jornalista Rodrigo Guedes de Carvalho terminou o Jornal da Noite, na SIC, com um apelo:

Ver esta publicação no Instagram

“... estamos todos no mesmo barco”. Obrigado @rgcboss

Uma publicação partilhada por Rui Unas (@o_unas) a 11 de Mar, 2020 às 3:51 PDT

23h32 - A nível global são estes os números, neste momento:

  • 126.042 casos de infeção, dos quais:
  • 67.056 estão recuperados (53%)
  • 54.370 casos ativos (43%), dos quais 5.944 estão em estado grave (10%)
  • 4.616 morreram (3,6%)

23h11 - Fique com uma relação das atualizações sobre vítimas mortais em alguns dos países mais afetados, neste momento:

  • China. O epicentro do surto viral continua a diminuir os números de casos de infeção e mortes. Esta quarta-feira foram registadas apenas 12 novos casos de infeção e nenhum morto. O número de fatalidades total mantém-se nos 3.158 e o número de casos de infeção subiu para 80.790, sendo que apenas 16.016 continuam ativos e 61.616 já estão curados.
  • Itália. Continua a ser o caso mais preocupante a nível global. Dois dias após a imposição de quarentena a nível nacional, Itália regista um recorde diário de 196 novas mortes e 2.313 novos casos de infeção. O número total de fatalidades subiu, assim, para os 827 e o número de casos de infeção para  os 12.462, os maiores números fora da China. Destes, 10.590 são casos ativos e 1.045 estão curados.
  • Irão. Foram esta quarta-feira registadas mais 63 mortes, elevando o número total para 354, e mais 958 infetados, aumentando para 9000 os casos de infeção. Destes, 5.687 são casos ativos e 2.959 estão curados.
  • Coreia do Sul. Sem registo de novas mortes hoje, mantém o número total nas 60. O número de casos de infeção subiu para os 7.755, mais 242 do que na terça-feira. Destes, 7.407 são casos ativos e 288 já estão curados.
  • Espanha. O país vizinho registou hoje mais 19 mortes, elevando o balanço para 55, e mais 582 infetados, cifrando-se o número de casos de infeção em 2.277, dos quais 2.039 são ativos e 183 já recuperaram.
  • França. As autoridades francesas deram hoje conta de mais 15 mortos, revendo o número total para 48, e mais 497 infetados, elevando o número total de casos de infeção para 2.281, dos quais 2.221 são ativos e 12 recuperaram.

Estes dados foram retirados daqui, um mapa global com atualizações automáticas. Aqui pode confirmar os dados do Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças Transmissíveis (ECDC) para esta quarta-feira, mas estes não incluem os dados avançados pelos diversos países ao longo do dia.

23h10 - Todas as unidades hospitalares do Serviço Nacional de Saúde (SNS) podem reforçar em 20% o 'stock' de medicamentos, dispositivos médicos e equipamentos de proteção individual, de acordo com um despacho publicado hoje

22h57 - Mais um balanço de eventos ou serviços cancelados ou suspensos hoje:

22h52 - A declaração de pandemia não muda a maneira como a Organização Mundial de Saúde (OMS) avalia a ameaça colocada pelo novo coronavírus nem como está a lidar com a situação. "Não muda o que a OMS está a fazer nem o que os países devem fazer", afirmou Tedros Ghebreyesus.

Recorde: Epidemia VS pandemia. O que as diferencia?

22h25 - Juventus emitiu, esta quarta-feira, um comunicado em que confirma que o defesa italiano Daniele Rugani foi diagnosticado com coronavírus.

22h08 - Marta Temido foi questionada esta noite sobre a ida das pessoas às praias e a corrida aos supermercados. A ministra da Saúde deixou um apelo para que "as pessoas percebam a gravidade da situação em que estamos", lembrando "um mundo cada vez mais global" onde existe "livre circulação de pessoas", o que acarreta "riscos".

"Temos de ser especialmente responsáveis", disse, acrescentando que "num contexto em que algumas comunidades escolares estão encerradas" as pessoas devem ficar em isolamento e "abster-se de praticar condutas que antes eram possíveis", como ir à praia. "O encerramento de estabelecimentos de ensino não significa férias escolares", explicou, sublinhando que "só como um todo poderemos vencer o vírus".

Marta Temido deixou claro que devemos "cuidar uns dos outros" e que "não podemos deixar que as pessoas fiquem sem bens essenciais", uma referência às corridas aos supermercados e às compras por atacado.

21h50 - Marta Temido indicou esta quarta-feira, em conferência de imprensa, que o número de infetados em Portugal é de 59, com mais 471 pessoas sob vigilância. "Ao longo do dia de hoje circularam muitas notícias que não corresponderam à realidade", disse a ministra da Saúde, deixando "um apelo muito claro" para que se trabalhe "na melhor forma de informar os cidadãos", mas com base em "fontes fiáveis" que resultem "numa comunicação honesta, transparente e que não estimule alarme desproporcionado".

Sobre o encerramento de escolas, mantém-se a decisão caso a caso, estando a adoção de outras medidas marcada para amanhã, conforme já havia indicado o primeiro-ministro.

Graça Freitas, diretora-geral de Saúde, também presente na conferência, volta a explicar que os pacientes que estavam internados no Hospital de Santa Maria foram diagnosticados com Covid-19 mais tarde por causa da revisão da definição de caso, que aconteceu a 9 de março. A responsável garante ainda que os hospitais estão a seguir os protocolos sobre como tratar os profissionais de saúde.

21h46 - Sporting também já anunciou as medidas de contingência por causa do surto viral. Todas as conferências de imprensa canceladas.

21h44 - Morreu o presidente da Escola Superior de Médicos-cirurgiões e Dentistas da província de Varese, na região da Lombardia, em Itália, e um dos primeiros médicos contagiados com a doença Covid-19. Roberto Stella, de 67 anos, "morreu depois de contrair a Covid-19 enquanto trabalhava para a curar".

21h39 - As autoridades da Dinamarca anunciaram hoje que irão ser encerradas todas as escolas públicas e que todos os funcionários públicos - excetuando profissionais de saúde e de emergência - devem ficar em casa.

21h16 - O primeiro-ministro italiano anunciou esta quarta-feira que nas próximas duas semanas todos os estabelecimentos comerciais ficarão encerrados. As únicas atividades comerciais que permanecerão abertas são as relacionadas com a venda de alimentos para necessidades básicas (supermercados), farmácias, parafarmácias, quiosques e tabacarias, sendo que nestes locais deve ser respeitada a distância de segurança de um metro entre as pessoas.

É permitido a entrega de comida ao domicílio, desde que em conformidade com as regras sanitárias. Os únicos restaurantes que permanecem abertos são os das áreas de serviço e estações ferroviárias, aeroportos e hospitais. Bancos e transportes públicos continuam a funcionar.

Esta medida será reavaliada dentro de duas semanas.

20h59 - Duas enfermeiras italianas tornaram-se no símbolo de quem está na primeira linha do combate ao surto viral: os profissionais de saúde.

Ver esta publicação no Instagram

Uma publicação partilhada por Alessia Bonari (@alessiabonari_) a 9 de Mar, 2020 às 3:22 PDT

20h53 - O primeiro-ministro, António Costa, garantiu que, caso o CNSP recomende o encerramento das escolas a nível nacional, esta medida só será tomada amanhã, depois do Conselho de Ministros. Sobre "a discussão do que tem de ser ou não encerrado", António Costa vincou que apesar de cada instituição ter "liberdade para escolher", "do ponto de vista da imposição pelo Governo de uma orientação" só tomará alguma decisão "com base numa decisão técnica". 

20h12 - São estes os hospitais de referência para dar resposta ao novo coronavírus:

Notícias ao MinutoHospitais de referência em Portugal© DGS

20h09 - A Federação Portuguesa de Futebol anunciou que a Seleção Nacional já não irá participar no Torneio do Qatar.

19h58 - Mais duas pessoas morreram no Reino Unido, elevando o número total de mortes para oito. A informação foi confirmada pelo responsável do hospital em Dudley e a responsável pelo hospital George Eliot à Sky News. 

19h40 - No dia em que a Organização Mundial de Saúde (OMS) declara o novo coronavírus como uma pandemia, muitos decidiram aproveitar o calor de março para rumar às praias na zona de Lisboa. Este é um comportamento considerado de risco. Alguns meios recordam que a população agiu da mesma forma em Itália, há duas semanas, contribuindo para a propagação descontrolada do vírus. 

Notícias ao MinutoEstudantes aproveitam suspensão de aulas para ir à praia.© Global Imagens

19h30 - Em que fase estamos e qual é a seguinte?

Plano Nacional de Preparação e Resposta à doença pelo novo coronavírus estabelece as fases de resposta que incluem três níveis e seis subníveis. Portugal encontra-se ainda na fase de contenção alargada, nível laranja de alerta e de resposta dois.

Notícias ao MinutoPortugal continua no nível intermédio da segunda fase: contenção alargada.© DGS 

A fase de mitigação, nível vermelho de alerta e de resposta três (a mais elevada de uma escala de três), corresponde à presença de casos de Covid-19 em território nacional e divide-se aos subníveis de "cadeias de transmissão em ambientes fechados "e "cadeias de transmissão em ambientes abertos".

A ministra da Saúde afirmou hoje ser inevitável que Portugal entre "dentro de horas ou dias" na fase de mitigação da doença Covid-19.

19h15 - Um infetado pelo Covid-19 foi hoje internado no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC), disse o presidente daquela unidade, Fernando Regateiros, referindo que este "é o primeiro e único caso" de internamento ali, motivado pela doença.

18h53 - O primeiro-ministro recebe os partidos com assento parlamentar, esta quinta-feira em São Bento, para informá-los sobre o Plano de Contingência para Portugal. As audiências ocorrerão logo após o Conselho de Ministros que está marcado, como habitualmente, para quinta-feira de manhã.

18h33 - O Continente online tem registado um "crescimento das encomendas" após confirmação do surto de Covid-19 em Portugal. Fonte da Sonae acrescentou, porém, que as equipas estão a ser mobilizadas para dar resposta à maior afluência.

18h29 - Eventos culturais suspensos ou cancelados por cá, nas últimas horas:

18h21 - Reportagem da Lusa dá indicação de que os turistas continuam a visitar Lisboa na normalidade e não se mostram preocupados com o novo coronavírus. Recorde-se a OMS declarou hoje a passagem do vírus de uma epidemia para uma pandemia mundial, alertando para a gravidade da propagação, mas também para a gravidade "da inação dos países", conforme pode ver mais abaixo.

18h08 - A Federação Nacional dos Médicos (FNAM) tece críticas à resposta do Hospital Santa Maria depois de descobertos dois casos de infeção entre os internamentos. A unidade hospitalar, recorde-se, confirmou os dois casos e explanou as medidas que está a tomar.

18h01 - Ainda as máscaras. Uma rede de tráfico de máscaras de proteção e de gel desinfetante, que permitiu que revendedores italianos atingissem margens de lucro até 6.000%, foi desmantelada em Itália, um dos países mais afetados pelo novo coronavírus.

17h43 Balanço de últimas atualizações por parte de países afetados:

17h31 - O escritor chileno Luís Sepúlveda encontra-se em coma e com respiração assistida devido à infeção pelo Covid-19. 

17h22 - Número de mortos em Itália sobe para 827, com 196 mortes registadas nas últimas 24 horas. Este registo diário de vítimas mortais é recorde, assim como o número de novos casos de infeção. São avançados hoje mais 2.313 casos de infeção, elevando o número total no país para 12.462.

Há, neste momento, 10.590 casos ativos, sendo que 1.028 estão em estado grave. Recuperaram um total de 1.045 doentes.

17h20 - Começam a surgir imagens de praias em Lisboa, onde se nota grande afluência, por causa das altas temperaturas sentidas esta quarta-feira.

Notícias ao MinutoScreenshot da Beachcam captado por volta das 17h20 desta quarta-feira, 11 de março, na Praia de Carcavelos© Reprodução/Beachcam

Sublinhe-se que este é um comportamento definido como de risco, dado que a transmissão se faz pessoa a pessoa, e que a suspensão de aulas e serviços tem como intuito evitar grandes aglomerados de pessoas e, assim, mitigar a propagação do vírus.

17h16 - O Banco de Sangue do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, está a registar uma "diminuição significativa" de dadores e pode deixar de ser autossuficiente em sete a 10 dias. A diretora do serviço de imuno-hemoterapia, Maria do Carmo Koch, admitiu que "há um medo que não é exclusivo de Portugal" e que se tem traduzido numa "diminuição de afluência".

16h57 - A vice-presidente do parlamento espanhol anuncia que tem Covid-19. "Ontem [terça-feira] deu-me positivo o teste do Covid-19, por isso vou continuar em casa os dias que me indiquem os meus colegas. Estou perfeitamente bem, sem febre ou outros sintomas", anunciou Ana Pastor, de 62 anos e médica de profissão, em duas mensagens publicadas na sua conta da rede social Twitter.

16h33 - Organização Mundial de Saúde declara que o surto viral do SARS-Cov-2 é uma pandemia.

"Nas últimas duas semanas, o número de casos de Covid-19 aumentou para 13 vezes mais e o número de países afetados triplicou. Há agora mais de 118 mil casos em 114 países e 4.291 pessoas perderam a vida. Milhares mais estão a lutar pelas suas vidas nos hospitais. Nos dias e semanas que se aproximam, esperamos ver o número de casos, de mortes e de países afetados a subir ainda mais", disse o diretor-geral da OMS.

"A OMS tem estado a acompanhar este surto 24h sobre 24h e estamos muito preocupados com os níveis alarmantes de propagação e severidade e pelos níveis alarmantes de inação. Assim sendo, fizemos a avaliação de que o Covid-19 pode ser caracterizado como uma pandemia", acrescentou Tedros Adhanom Ghebreyesus.

16h27 - Que países é que já impuseram quarentena?

  • Itália. A Itália é o caso mais grave do surto de Covid-19 depois da China, com mais de 10.000 infetados e pelo menos 631 mortos, o que levou o Governo a decretar a quarentena em todo o país.
  • China. Na China, várias cidades na província de Hubei estão desde janeiro passado em quarentena, com entradas e saída bloqueadas. As medidas têm sido progressivamente aliviadas, voltando a permitir a deslocação dos seus habitantes de forma controlada. A exceção é Wuhan, epicentro do vírus.
  • Alemanha. A cidade de Neustadt/Dosse, no Estado de Brandemburgo, na Alemanha, está paralisada desde o fim de semana passado.
  • Estados Unidos. Há uma "área de contenção" de um quilómetro e meio na parte norte do município de New Rochelle, "o maior foco de infeção do novo coronavírus do país".

16h08 - Hospital de Santa Maria confirmou a existência de dois casos de infeção confirmados nas suas enfermarias. A unidade de saúde indicou que os dois "foram de imediato transferidos para a Unidade de Isolamento Respiratório". 

Sobre a deteção dos dois casos já depois do internamento: "Estes dois casos foram diagnosticados de acordo com a revisão da definição de caso de 9/Março que passou a incluir situações de infeção respiratória/pneumonia com  gravidade sem agente identificado, independentemente de relação epidemiológica com eventuais casos de infeção por Covid-19".

Medidas adotadas pelo hospital:

  • Suspensão de internamentos para as unidades em causa;
  • Identificação de todos os doentes que tiverem passado por aquelas unidades;
  • Identificação dos doentes que tenham tido alta daquelas enfermarias;
  • Identificação dos profissionais que tenham tido contacto com aqueles dois doentes.

O Hospital de Santa Maria esclarece que "a maioria dos contactos com casos confirmados não desenvolve doença e que a gestão de risco se baseia no tipo de exposição que será avaliado individualmente em todos os profissionais de saúde com a maior brevidade".

Relembre aqui: Sabe o que é um caso suspeito? E um contacto próximo?

15h36 - A SIC Notícias adianta que está internado no Centro Hospitalar de Coimbra um paciente com coronavírus.

14h56 - A ministra da Saúde afirmou hoje ser inevitável que Portugal entre "dentro de horas ou dias" na fase de mitigação da doença Covid-19, quando se verifica a transmissão comunitária da infeção.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório