Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 20º

Cavaco Silva assinala 40 anos do 25 de Abril com conferência

A Presidência da República vai assinalar em 2014 o 40.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com uma conferência internacional sobre a data e centrada "no espírito da democracia, a cultura de compromisso e os desafios do desenvolvimento".

Cavaco Silva assinala 40 anos do 25 de Abril com conferência
Notícias ao Minuto

13:16 - 05/12/13 por Lusa

País Belém

Apresentada hoje em Belém, a conferência, que integra os Roteiros do Futuro da Presidência da República, tem como tema as Rotas de Abril e convida os portugueses a refletirem "sobre os novos caminhos que se pretendem trilhar, de forma a concretizar o espírito que presidiu à instauração da democracia em Portugal".

A iniciativa foi apresentada no Palácio de Belém pelo comissário das conferências, João Lobo Antunes, e o coordenador dos Roteiros do Futuro, David Justino.

A realizar na primavera, embora ainda sem data confirmada, esta será a terceira conferência no âmbito dos Roteiros do Futuro, seguindo-se a uma iniciativa dedicada ao desenvolvimento demográfico e uma outra, já este ano, sobre o posicionamento estratégico de Portugal na Europa e no mundo.

A conferência de 2014 será dividida em três eixos temáticos: democracia, compromisso e desenvolvimento, com compromisso a substituir descolonização nos "três D" da revolução de Abril, assinalou David Justino.

No primeiro eixo, revelou a Presidência, pretende-se identificar o espírito dos ideais fundadores do regime democrático, ao passo que no eixo do compromisso destacar-se-á esse elemento como "base indispensável ao desenvolvimento do regime, à governabilidade e ao aumento da confiança cívica, quer entre os agentes políticos e as instituições, quer na representação que os cidadãos fazem desses agentes e instituições".

No eixo dedicado ao desenvolvimento de Portugal, será dada "particular atenção" aos desafios colocados pela "emergência de uma sociedade de conhecimento", como disso é exemplo "o impacto do valor do conhecimento sobre as estruturas produtivas e a competitividade das empresas portuguesas no mercado global".

O modelo da conferência "manterá o recurso ao confronto de perspetivas de quem, do exterior, observa Portugal" e de quem dentro do país "tem desenvolvido pensamento inovador e prospetivo sobre os problemas da sociedade portuguesa".

Em cada painel haverá um convidado português e um convidado internacional que abordarão os três eixos temáticos assinalados por Belém.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório