Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Enfermeiros protestam contra interrupção de cuidados

O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses entregou hoje na Administração Regional de Saúde de Lisboa um abaixo-assinado com cerca de mil assinaturas a contestar a imposição de interrupção de cuidados de enfermagem à hora de almoço.

Enfermeiros protestam contra interrupção de cuidados
Notícias ao Minuto

12:15 - 05/12/13 por Lusa

País Manifestação

Em declarações à agência Lusa, o enfermeiro Rui Marroni explicou que o abaixo-assinado fundamenta a necessidade da continuidade do horário de trabalho dos enfermeiros em jornada contínua, com o objetivo de prestar cuidados em continuidade aos utentes.

Como forma de protesto, o sindicato emitiu ainda um pré-aviso de greve para dia 19 de dezembro a partir as 12:00, para que os enfermeiros realizem um "almoço simbólico de protesto" junto às instalações da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARS-LVT).

"O que está a acontecer é que ao imporem uma interrupção de uma hora no período de almoço estão efetivamente a reduzir a acessibilidade dos utentes aos cuidados de enfermagem", adiantou o sindicalista.

Para o Sindicato dos Enfermeiros, a programação dos cuidados de enfermagem decorrente da jornada contínua, em vigor há 22 anos, permite uma organização em função da procura dos utentes.

"O que a ARS está a querer impor é a interrupção de uma hora em que os enfermeiros não podem prestar cuidados. Isso não é justo nem correto, atendendo à acessibilidade que se pretende", comentou Rui Marroni.

Segundo explicou, a situação não é uniforme em todos os centros de saúde da ARS-LVT, com alguns diretores a terem sido sensíveis aos argumentos dos enfermeiros e a manterem a jornada contínua.

O abaixo-assinado, que segundo o sindicalista tem cerca de mil assinaturas, pretende apelar à ARS para que clarifique o conceito de jornada contínua e "acabe com a intranquilidade que está a existir nalguns centros de saúde".

Contacta pela agência Lusa, fonte do gabinete de comunicação da ARS disse não ter sido recebido qualquer abaixo-assinado, mas apenas uma comunicação com o pré-aviso de greve.

O sindicalista Rui Marroni explicou à Lusa que o abaixo-assinado foi entregue na zona de expediente da ARS, uma vez que o Conselho Diretivo do organismo não se mostrou disponível para receber os representantes do sindicato.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório