Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Vagas das especialidades de Medicina alteradas à última hora

Os profissionais de Medicina, que hoje deveriam começar a escolher a especialidade, ainda estão a aguardar. Segundo denúncias feitas pelos próprios na rede social Facebook, à última hora a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS), responsável pela determinação das vagas de Saúde Pública e Medicina Geral e Familiar, alterou o número de vagas.

Vagas das especialidades de Medicina alteradas à última hora
Notícias ao Minuto

13:06 - 04/12/13 por Notícias Ao Minuto

País ACSS

Desde as 9h00 desta quarta-feira que os novos médicos (internos) de todas as faculdades de Medicina do País deviam começar a escolher a vaga de especialidade que vão ocupar nos próximos anos, mas tal não aconteceu alegadamente porque estão a ser feitas "alterações ao mapa de vagas das especialidades em pleno processo de escolha".

Num grupo, criado pelos próprios, na rede social Facebook são muitos os que, de Norte a Sul do País, estão a denunciar este atraso e, consequentemente, a apresentar várias justificações sobre o motivo do mesmo.

Se inicialmente se prendia com um alegado erro informático, agora segundo uma médica interna de uma faculdade de Medicina da região de Lisboa, que cita “o presidente da ACSS”, o atraso deve-se ao facto de faltarem “25 vagas de Medicina Geral e Familiar na Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo”. Algo que terá obrigado à correcção do número de vagas inicial.

Desta forma, de acordo com a mesma interna, outras vagas, noutras especialidades hospitalares, serão abertas.

Acontece que, enquanto o novo mapa de vagas não for publicado, os novos médicos não podem fazer a sua escolha.

O Notícias Ao Minuto entrou em contacto com a ACSS que confirmou o atraso, garantindo que "as colocações [dos novos médicos] não estão em causa" e que, ainda hoje, publicará um esclarecimento no próprio site.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório