Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

New York Times recusa ter comparado portugueses a burro mirandês

O jornalista norte-americano Raphael Minder, que deu que falar no País por ter escrito um artigo para o New York Times, no qual se assemelhava a extinção do burro mirandês à situação dos portugueses, assegurou ao Público que “não há nenhuma comparação propositada” entre ambos os casos.

New York Times recusa ter comparado portugueses a burro mirandês
Notícias ao Minuto

09:20 - 30/11/13 por Notícias Ao Minuto

País Jornalista

“Depois de décadas de negligência e mal-entendidos, argumentam alguns, o destino do burro veio a assemelhar-se ao dos seus homólogos humanos no interior da Europa em dificuldades: ameaçados pela população em declínio e dependentes dos subsídios da União Europeia para sobreviverem”, lê-se na edição europeia do New York Times.

No texto, assinado por Raphael Minder, evidencia-se que a situação vivida em Portugal é semelhante ao destino da raça. Isto porque, apesar de o animal ter sido essencial durante séculos no sector agrícola, está actualmente em vias de extinção devido à desertificação do interior do País, dependendo de apoios externos para evitar o pior.

Contudo, em declarações ao Público o autor daquela peça já veio “deixar claro que não há nenhuma comparação propositada” entre a extinção da raça mirandesa e a situação dos portugueses.

Além disso, “é um absurdo” julgar que se trata de uma metáfora para ambos os casos.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório