Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Abelhas podem ser utilizadas para detectar cancro

Uma portuguesa está a desenvolver um dispositivo que recorre ao sentido apurado das abelhas para detectar se uma pessoa tem cancro, escreve o Jornal de Notícias (JN).

Notícias ao Minuto

19:15 - 29/11/13 por Notícias ao Minuto

País Ciência

A designer portuguesa Susana Soares criou um dispositivo de vidro que pretende detectar o cancro através da utilização de abelhas, avança o JN.

A portuguesa baseou-se num investigação que está a ser desenvolvida pela empresa britânica 'Inscentinel' e que consiste em utilizar as abelhas para detectar, através do hálito ou da urina, doenças como a tuberculose e o cancro, quando ainda se encontram numa fase inicial de desenvolvimento.

Com base nisso, Susana criou um dispositivo em vidro, com uma pequena abertura, que servirá para o paciente assoprar lá para dentro. O sopro ficará depois retido num pequeno contentor, também de vidro, dentro do cilindro maior. Caso um odor desconhecido seja identificado, as abelhas ficam perturbadas e deslocam-se, em massa, para o pequeno contentor onde o hálito ficou retido, explicou Susana Soares ao JN.

Os biomarcadores de doenças como a tuberculose, alguns tipos de cancro e a diabetes estão presentes no hálito humano. Assim, graças ao seu sofisticado poder olfactivo, as abelhas poderão detectar a sua presença, indicou a designer portuguesa no seu site oficial.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório