Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Seia abre Lar para portadores de deficiência em Dezembro

A Fundação Aurora Borges, com sede em Santa Marinha, Seia, vai abrir a 01 de dezembro um Lar Residencial para pessoas com deficiência e um Centro de Atividades Ocupacionais, disse hoje à agência Lusa fonte da direção.

Seia abre Lar para portadores de deficiência em Dezembro
Notícias ao Minuto

11:09 - 24/11/13 por Lusa

País Saúde

Segundo Eduardo Cabral, presidente da Fundação Aurora Borges, a instituição de solidariedade social investiu 1,2 milhões de euros na criação das duas novas respostas sociais que são disponibilizadas no concelho de Seia, distrito da Guarda.

O Lar Residencial para pessoas portadoras de deficiência tem capacidade para 24 utentes e o Centro de Atividades Ocupacionais para 30, indicou o responsável.

Eduardo Cabral referiu à Lusa que o Lar Residencial começa a funcionar "com 18 utentes", com idades a partir dos 16 anos.

"Alguns [dos utentes] são da zona de Seia, mas os pedidos chegam-nos de todas as regiões do país e até temos um da Alemanha", indicou.

O dirigente esclareceu que a instituição decidiu avançar com o projeto, que foi apoiado por fundos comunitários através do POPH - Programa Operacional Potencial Humano, para corresponder "às necessidades que foram aparecendo" na região.

"Onde houver um carenciado está a Fundação Aurora Borges", assegurou o seu presidente, indicando que as novas valências significam "o seguir a longa marcha da solidariedade social" da instituição.

"Servimos diariamente 300 refeições. Temos um Lar com 70 idosos, 68 apoios domiciliários distribuídos por 16 freguesias do concelho de Seia, cinco pessoas em Centro de Dia, Cantinas Sociais com 35 famílias carenciadas e, ainda, uma creche, um jardim-de-infância e um Centro de Atendimento de Tempos Livres, com 23 crianças", indicou Eduardo Cabral.

A Fundação Aurora Borges possui atualmente 78 funcionários, tendo criado mais 15 postos de trabalho com as duas valências que começam a funcionar no dia 01 de dezembro, segundo a direção.

A instituição que tem sede na freguesia de Santa Marinha, Seia, foi criada a 23 de dezembro de 1991 por Aurora da Ressurreição Coelho Borges e reconhecida como Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) a 03 de março de 1992, tendo iniciado a sua atividade nesse ano.

Tem como objetivo a promoção da formação integral de todos os cidadãos, num espírito de solidariedade, através da criação e desenvolvimento de atividades de apoio e assistência à infância, terceira idade, aos jovens e à população ativa através da dinamização de diferentes respostas sociais.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório