Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Controlo na prescrição de antibióticos começa em 2014

O plano de vigia da prescrição de antibióticos anunciado pelo Governo está pronto, avança a TSF. O Ministério da Saúde prevê que, no início de 2014, os hospitais tenham especialistas para aconselhar os profissionais que lidam com esta medicação.

Controlo na prescrição de antibióticos começa em 2014
Notícias ao Minuto

10:41 - 18/11/13 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

Um mês e meio depois de o ministro da Saúde, Paulo Macedo, anunciar a intenção de controlar a prescrição de antibióticos, a Direcção Geral da Saúde (DGS) tem pronto o Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos Antimicrobianos.

O director do Programa de Prevenção e Controlo de Infecções e de Resistência aos Antimicrobianos, Artur Paiva, responsável por esta medida, explicou à TSF os detalhes das novas competências que vão integrar a rotina nos serviços de saúde, adiantando que a ideia é prestar um serviço de assistência e de pedagogia.

O processo de selecção dos profissionais envolvidos será da responsabilidade de cada unidade de saúde. Os médicos alocados às novas funções são provenientes de várias especialidades e vão trabalhar lado a lado com médicos e enfermeiros.

A acção destas equipas é transversal e vai incidir nos serviços onde há prescrição dos antibióticos que criam mais resistência. Dentro de dois meses, as equipas devem estar a funcionar em todos os hospitais e centros de saúde do País.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório