Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 24º

Associação Nacional de Sargentos concentra-se junto à Assembleia

Mais de uma centena de sargentos concentrou-se hoje no jardim de São Bento, junto à Assembleia da República, Lisboa, para contestar os anunciados cortes para o setor no Orçamento do Estado (OE) para 2014.

Associação Nacional de Sargentos concentra-se junto à Assembleia
Notícias ao Minuto

19:47 - 12/11/13 por Lusa

País Cortes

Acreditando ser ainda possível reverter na especialidade algumas das medidas do orçamento, o presidente da Associação Nacional de Sargentos (ANS), António Lima Coelho, realçou à agência Lusa que as declarações mais recentes do ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, sobre cortes nas Forças Armadas podem levar o "cidadão comum e menos informado" sobre estas matérias a ter uma "imagem deturpada" das Forças Armadas.

A ANS promoveu a concentração junto à Assembleia da República contra o que considera ser a desvalorização da condição militar e os cortes orçamentais.

No parlamento, em sede de comissão, o ministro da Defesa Nacional assegurou hoje que as associações socioprofissionais das Forças Armadas serão ouvidas sobre as matérias que afetam o estatuto militar.

"A lei não diz que têm de ser ouvidas em tudo. Diz que há matérias em que têm de ser ouvidas. E nas matérias onde têm de ser ouvidas do ponto de vista legal serão ouvidas. Nós cumprimos a lei", afirmou o ministro aos jornalistas.

Cá fora, a ANS lamentava um OE que vai trazer "muitas preocupações" ao setor e o "agravamento da qualidade de vida dos militares e das suas famílias".

"Acreditamos que se houver seriedade é possível" reverter medidas do OE, declarou António Lima Coelho.

O presidente da ANS disse ainda que "o povo português tem de tomar nas suas mãos a necessidade de mudança" no país, mostrando ainda esperança que o Tribunal Constitucional (TC) impeça algumas medidas do orçamento de irem para a frente.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório