Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio rural até 5 de agosto

Risco de incêndio vai manter-se elevado até dia 3 agosto, com agravamento previsto para domingo (3 Agosto) em Trás-os-Montes.

Proteção Civil alerta para perigo de incêndio rural até 5 de agosto
Notícias ao Minuto

18:58 - 01/08/19 por Filipa Matias Pereira

País Incêndios

Nos próximos dias, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) valores baixos de humidade relativa e da intensidade do vento. Com efeito, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) emitiu à população um alerta relativo à previsão da manutenção de condições meteorológicas propícias ao risco de incêndio.

Em relação ao vento, prevê o IPMA "vento moderado moderado (20-40km/h), de NW temporariamente durante o período da tarde, com rajadas (até 40km/h) em particular no litoral oeste e terras altas". Será ainda de esperar "humidade relativa do ar no interior do país (<20 a 30%), com fraca recuperação noturna na faixa do interior Norte e Centro e no sotavento algarvio".

Prevê-se, com efeito, "que os índices de risco de incêndio se mantenham muito elevados até dia 5 de agosto, em especial nas regiões do interior e do Algarve, com agravamento previsto para domingo (3 agosto) em Trás-os-Montes".

Em comunicado enviado às redações, a Autoridade Nacional de Emergência de Proteção e Civil recorda que, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja muito elevado ou máximo, não é permitido: "A queima de matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração, está sujeita a autorização da autarquia local, devendo esta definir o acompanhamento necessário para a sua concretização, tendo em conta o risco do período e zona em causa".

Está ainda proibido "o uso de fogareiros e grelhadores em todo o espaço rural, exceto se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; o lançamento de balões com mecha acesa e de foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal; fumigar ou desinfetar apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas".

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda adicionalmente "a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório