Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

Algumas autópsias tiveram "insuficiências" difíceis de aceitar

O presidente do Instituto Nacional de Medicina Legal (INML), Duarte Nuno Vieira, disse hoje que algumas autópsias no seguimento da tragédia de Camarate tiveram "insuficiências" e "deficiências" hoje em dia difíceis de aceitar.

Algumas autópsias tiveram "insuficiências" difíceis de aceitar
Notícias ao Minuto

12:35 - 05/11/13 por Lusa

País Casos

"Nada justifica que as autópsias tenham tido nalguns casos as insuficiências e deficiências que tiveram", disse Duarte Nuno Vieira no parlamento, onde está a ser ouvido esta manhã na X comissão de inquérito ao caso Camarate.

Um "evento daquela magnitude e relevância", que vitimou o então primeiro-ministro Sá Carneiro e o ministro da Defesa Nacional, Adelino Amaro da Costa, mereceria outro tipo de profundidade nas autópsias, assinalou o presidente do INML.

Duarte Nuno Vieira está a ser ouvido pelos deputados em conjunto com a médica especialista Rosa Henriques de Gouveia sobre as mortes de José Manuel Silva Moreira e companheira.

José Manuel Silva Moreira, que detinha um avião que foi usado ao serviço da campanha presidencial do general Soares Carneiro, era tido como uma testemunha decisiva na I comissão de Camarate e deveria ter sido ouvido no parlamento dias depois de ter morrido.

A morte do proprietário de aviões foi na altura tida como acidental, por via de uma falha de gás, com os médicos especialistas hoje ouvidos no parlamento a admitirem outros cenários para o óbito.

A X comissão de inquérito ao caso Camarate visa averiguar as "causas e circunstâncias em que, no dia 4 de dezembro de 1980, ocorreu a morte do primeiro-ministro, Francisco Sá Carneiro, do ministro da Defesa Nacional, Adelino Amaro da Costa, e dos seus acompanhantes".

O Fundo de Defesa Militar do Ultramar e o comércio e exportação de armamento são as duas principais linhas de investigação seguidas pela X comissão.

Uma anterior auditoria, às contas do gabinete do CEMGFA entre 1974 e 1980 detetou "diversas discrepâncias contabilísticas" e estabeleceu "ligações financeiras entre o gabinete e o FDMU, evidenciadas pelas transferências entre contas", lê-se no relatório da VIII comissão.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório