Estas aves de grande porte, parecidas com os abutres, são frequentemente encontradas nesta época do ano no Algarve, onde passam na sua rota migratória para África, devido a problemas físicos ou desorientação.
A GNR adiantou que um dos grifos foi encontrado hoje, junto à marina de Lagos, depois de ter sido "avistado dentro de água por um pescador que o retirou e aguardou a chegada da Guarda Nacional Republicana".
A ave "não apresentava qualquer tipo de lesão" e foi "entregue no RIAS para ser devidamente alimentada e libertada com vista a continuar a sua rota na migração para o norte de África", disse o comando de Faro da GNR através de um comunicado.
A outra ave tinha sido capturada na sexta-feira por militares do Posto Territorial da Guarda Nacional Republicana de Aljezur, depois de terem sido "alertados por um condutor para o facto de nas proximidades da Estrada Nacional n.º 120, entre Lagos e Aljezur, se encontrar uma ave de grande dimensões aparentando estar debilitada".
Os militares recolheram a ave, que tinha uma asa partida e entregaram-na no Centro de Investigação e Recuperação de Animais Selvagens de Olhão, apresentando uma asa partida", referiu ainda o Comando de Faro da GNR.