Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Porto e Norte atraem turistas masculinos dos 20 aos 40

Um estudo sobre o perfil dos turistas internacionais do Porto e norte de Portugal revela que é do sexo masculino, casado e com ensino superior, e que tem entre 20 e 40 anos.

Porto e Norte atraem turistas masculinos dos 20 aos 40
Notícias ao Minuto

13:37 - 28/10/13 por Lusa

País Estudo

O trabalho, da responsabilidade do IPDT -- Instituto de Turismo, revela também que o visitante "provem, sobretudo, de Espanha e França, gasta em média 300 euros e pernoita na região, em média, quatro a cinco noites".

A investigação, desenvolvida em parceria com o Turismo do Porto e Norte de Portugal (TPNP) e com o Aeroporto Francisco Sá Carneiro, foi feito com base em 4.119 entrevistas realizadas presencialmente em 2011 e 2012, na sala de embarque do aeroporto Francisco Sá Carneiro.

Os dados indicam, de igual modo, que o turista que visita a região em companhias 'low cost' o faz maioritariamente em lazer ou em visita familiares ou a amigos, viajando acompanhado do cônjuge.

Relativamente ao alojamento, os que preferem pernoitar no Grande Porto usam, maioritariamente, o hotel, fazendo a reserva através da internet e permanecendo na região entre uma a três noites. No caso dos que pernoitam fora do Grande Porto, o alojamento em casa de familiares/amigos assume maior peso, entre os que viajam em companhias 'low cost', permanecendo estes oito ou mais noites na região.

O estudo demonstra, igualmente, que os turistas que visitam o Porto e o norte do país manifestam "um bom nível de satisfação". Esta situação faz com que demonstrem "elevadas intenções" de recomendar o destino e, inclusivamente, de repetir a visita.

O IPDT -- Instituto de Turismo é uma associação sem fins lucrativos, de âmbito nacional, que tem como premissa a investigação aplicada no setor do turismo. O IPDT é a entidade responsável pela publicação do anuário "O Turismo em..." -- lançado em 2007 e que conta com o alto patrocínio da Presidência da República -- e pela organização da Conferência Internacional em Hotelaria e Turismo.

Como reconhecimento pelo apoio continuado à investigação e à produção de conhecimento no Turismo, o IPDT foi condecorado em 2011 pelo Governo português com a medalha de Mérito Turístico.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório