Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 12º MÁX 24º

Portugal vende 10 caças F16 à Roménia para poupar dinheiro

O ministro da Defesa, Aguiar Branco, está a negociar a venda de 10 dos 39 caças F16 da Força Aérea Portuguesa à Roménia por 463 milhões de euros, avança hoje o Correio da Manhã.

Portugal vende 10 caças F16 à Roménia para poupar dinheiro
Notícias ao Minuto

08:29 - 27/09/12 por Notícias Ao Minuto

País Força Aérea

Dez dos 39 F16 da Força Aérea Portuguesa deverão ser vendidos à Roménia por 463 milhões de euros, noticia hoje o Correio da Manhã (CM), que adianta que o negócio é explicado pelo ministro da Defesa Aguiar Branco como “racionalização de meios”.

De acordo com o jornal, a informação da negociação da venda dos aviões portugueses - alguns adquiridos aos Estados Unidos na década de 80 - à Roménia terá sido confirmada pelo ministro da Defesa romeno, Corneliu Dobritoiu, a uma agência de notícias da Macedónia, mas, ao CM, o porta-voz oficial do Ministério da Defesa Nuno Maia garantiu apenas que este é “um dos cenários possíveis, uma vez que ainda estão a decorrer as negociações”.

De acordo com o mesmo responsável, “a Roménia não é a única interessada e existem negociações com alguns países, entre os quais os romenos”.

O CM também sabe que a Bulgária é outro dos países que está interessado em comprar os aviões F16.

O ministro da Defesa Aguiar Branco tem explicado os cortes nas despesas militares como uma “racionalização dos meios disponíveis” em tempos de crise.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório