Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Passos e a 'nova bandeira' nacional inventada pelo México

Numa das primeiras cerimónias oficiais no México, o primeiro-ministro, Passos Coelho, discursou sob o pano de fundo de uma bandeira portuguesa diferente e, claramente, não oficial. A Rádio Renascença conversou com Segismundo Pinto, do Instituto Português de Heráldica, que admite que a “tosca bandeira” tenha sido “fabricada no México para desenrascar.”

Passos e a 'nova bandeira' nacional inventada pelo México
Notícias ao Minuto

11:24 - 17/10/13 por Notícias Ao Minuto

País Insólito

Através das imagens transmitidas em directo pela TVI24, pode ver-se o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, a discursar ao lado do Presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, junto a uma bandeira nacional diferente da oficial.

"Trata-se de uma versão não oficial da bandeira da República Portuguesa, seguramente não executada em Portugal mas no México", diz Segismundo Pinto, do Instituto Português de Heráldica, na antena da Rádio Renascença.

"Se repararmos bem, a esfera armilar assenta numa superfície branca - o que não acontece na versão oficial”. Além disso “os sete castelos interiores não se apresentam naquela posição, as torres não estão voltadas para o centro do escudo, e os escudetes são demasiado pequenos”, refere Segismundo Pinto, acrescentando que “tudo leva a crer que [a bandeira que surge atrás de Passos Coelho] foi fabricada para desenrascar” com recurso “a um bocado de tecido verde e vermelho”.

Até porque, sustenta o especialista do Instituto Português de Heráldica, é muito pouco provável que "o primeiro-ministro se fizesse acompanhar de uma versão tão tosca [da bandeira] para uma cerimónia oficial".

Por isso deixa a sugestão: “Se calhar era uma boa ideia [para sugerir] aos serviços oficiais do protocolo de Estado que os governantes ou o Presidente da República se fizessem acompanhar de bandeiras".

Este episódio marca assim a deslocação de Passos Coelho e do ministro dos Negócios Estrangeiros, Rui Machete, ao México. Esta quinta-feira, os governantes partem para o Panamá, onde representarão Portugal na XXIII Cimeira Ibero-Americana, juntamente com o Presidente da República, Cavaco Silva.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório