Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 24º

Doentes com cancro e VIH recusados em alguns hospitais

Existem doentes com cancro e VIH a serem recusados em unidades hospitalares por não serem da área de residência, os hospitais defendem que não são pagos para atender esses doentes, avança o Diário de Notícias.

Doentes com cancro e VIH recusados em alguns hospitais
Notícias ao Minuto

13:25 - 13/10/13 por Notícias Ao Minuto

País Saúde

Segundo o Diário de Notícias, existem várias denúncias de casos de doentes com cancro e com VIH/sida que não são aceites nas unidades hospitalares fora da sua área de residência. Estas denúncias são feitas tanto por associações de doentes como pelos próprios hospitais, que afirmam fazê-lo porque não recebem para atender doentes de outras áreas.

Os doentes com VIH/sida são o caso mais preocupante, visto que procuram hospitais fora da sua área de residência, principalmente doentes das localidades mais pequenas, para manter o anonimato.

Luis Mendão, da associação GAT, afirma que esta situação “acontece de forma generalizada. Em Lisboa nas maiores unidades, no Porto a opção é atender os da área apenas mas muitas pessoas não querem ser tratadas nessas localidades seja porque conhecem pessoas que trabalham lá e as associam ao VIH, seja por qualidade, por preferirem outros clínicos e unidades”.

Marta Temido, presidente da Associação Portuguesa dos Administradores Hospitalares, diz que não há nada na lei que impeça o tratamento de doentes fora da área de residência mas razões financeiras podem definir as escolhas dos hospitais, obrigando-os mesmo a rejeitar doentes.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório