Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mais quatro canais na calha para a RTP

O ministro Adjunto Miguel Poiares Maduro revelou, esta quarta-feira, no Parlamento, que o Governo está a analisar a possibilidade de criar quatro novos canais na televisão pública, avança a edição online do semanário Expresso.

Mais quatro canais na calha para a RTP
Notícias ao Minuto

11:02 - 09/10/13 por Notícias Ao Minuto com Lusa

País Notícias

No âmbito da Comissão para a Ética, a Cidadania e a Comunicação, o ministro Adjunto Miguel Poiares Maduro anunciou, esta manhã, que o Executivo está a estudar a possibilidade de criar quatro novos canais de serviço público.

De acordo com a edição online do semanário Expresso, que está a avançar a informação, se esta intenção se concretizar, os novos canais serão dedicados às áreas infanto-juvenil, música, educação e sociedade civil.

“Tenho uma orientação clara: a oferta de canais em sinal aberto é insuficiente e a TDT (televisão digital terrestre) tem de aumentar a oferta aos portugueses. A forma como este processo de alargamento de oferta acontecerá deve ser parte de uma estratégia mais ampla no futuro da TDT. Incluindo o papel da Alta Definição, os novos meios audiovisuais e a realidade do mercado. Espero que no início do próximo ano tenhamos novidades”, afirmou Poiares Maduro.

A "orientação estratégica" do Governo é no sentido de "aumentar a sua oferta aos portugueses", que inclua, nomeadamente "um novo canal de informação" com forte implementação regional e um canal com programação infanto-juvenil, referiu.

Porém, a última palavra caberá à Entidade Reguladora da Comunicação Social (ERC) e à nova autoridade que será criada na sequência do novo modelo de gestão da RTP e que, acrescenta o semanário Expresso, será uma entidade independente cujo papel será a verificação do cumprimento do novo contrato de concessão de serviço público e a nomeação dos futuros conselhos de administração da televisão.

Para acompanhar este processo de alargamento de canais em sinal aberto na TDT e o da reforma do modelo de governo da RTP, o Governo nomeou uma comissão de que farão parte Ponces Leão, Pedro Machado, Júlio Gomes e Ricardo Correia, anunciou o ministro.

Recomendados para si

;
Campo obrigatório