Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Crianças em perigo devido a fotos partilhadas pelos próprios pais

Um estudo da EU Kids Online conclui que muitas vezes são os próprios pais que colocam os filhos em perigo nas redes sociais com a publicação de fotografias. Estas imagens podem, posteriormente, ser partilhadas por pedófilos, como sucedeu recentemente no Facebook, destaca hoje o semanário Sol.

Crianças em perigo devido a fotos partilhadas pelos próprios pais
Notícias ao Minuto

08:41 - 27/09/13 por Notícias Ao Minuto

País Internet

O perigo da publicação, muitas vezes pelos próprios pais ou família, de fotografias de crianças na Internet é conhecido e é, inclusivamente, uma das conclusões de um estudo da EU Kids Online, uma organização europeia que alerta para os efeitos da “pegada digital das crianças”.

Mas a questão ganhou recentemente mais destaque, quando começou a circular na rede social Facebook um perfil com o nome ‘Juan Carlos’ que partilha fotografias de crianças (todos menores de dez anos) às quais estavam agregados comentários sexuais.

“O Facebook bloqueia tudo o que é pornografia ou nudez. Neste caso, os conteúdos não eram muito óbvios,” explica Gustavo Neves, coordenador da Linha Alerta Internet Segura, uma organização apoiada pelo Ministério da Educação.

“Como fazemos parte de uma rede organizada presente em 38 países, temos canais especiais para o Facebook. E, depois de fazermos o alerta, foi rápido: demoraram umas duas horas e meia. Mas em geral, nos casos mais óbvios, eles [a empresa de Mark Zuckerberg] costumam ser bastante rápidos e eficazes com as denúncias feitas por utilizadores normais,” referiu Gustavo Neves, salientando que só sobre este caso receberam “duas mil denúncias.”

O caso está agora nas mãos da Polícia Judiciária que recusou adiantar pormenores sobre o caso ao semanário Sol “enquanto decorre a investigação.” Contudo, Gustavo Neves avisa que "mesmo que se venha a descobrir que foi uma brincadeira de mau gosto, pode haver consequências severas."

Recomendados para si

;
Campo obrigatório